Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Portugal – Kaffa a empresa de cápsulas de café

Empresa portuguesa constrói fábrica de cápsulas de café no Brasil

A empresa portuguesa Kaffa investiu três milhões de reais (um milhão de euros) numa fábrica de cápsulas de café em Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil, que entra em funcionamento em meados de Julho e tem capacidade para produzir 60 milhões de cápsulas por ano, noticiou a revista brasileira Valor Económico.

A fábrica situa-se junto à sede da Café Utam, parceira da Kaffa, que importou quatro milhões de cápsulas no ano passado. “Já temos alguns outros contratos fechados”, diz o presidente da marca nacional, Oscar Galvão, citado pela revista.



As cápsulas da Kaffa servem diferentes marcas, são compatíveis com as máquinas da Nespresso e entre 30% e 40% mais baratas do que as vendidas pela Nestlé.

A Kaffa dedicou mais de um ano ao desenvolvimento de uma linha exclusiva para a companhia brasileira Utam, recentemente lançada, e comercializa uma máquina própria, produzida em Portugal, que poderá ser exportada para o Brasil. In “Veja Portugal” – Portugal


Kaffa – a história - O bisavô dá o passo, o pai a forma, o bisneto a solidez. A três homens de diferentes gerações, unidos por laços de sangue e por uma mesma paixão, se deve o sucesso da Kaffa Café. Adriano Telles fixa residência em Rio Branco, no Estado de Minas Gerais, e aí inicia o negócio de comércio de café e de outras bebidas. Faz fortuna, ganha saber no engenho de “beneficiar o café”, compra fábricas, ergue a “Casa Telles”. O desafio seguinte é introduzir o seu café brasileiro em Portugal, mas a entrada é-lhe vedada por haver quem o caracterize como “amargoso, com travor e mau gosto, custando assucar, anti-económico…”.

1908 marca o seu regresso definitivo a Portugal onde cultiva em casa a preparação e degustação do seu café brasileiro, oferecendo-o depois às suas visitas. É em casa que os Galvão Telles modificam o gosto pelo café brasileiro. Apreciado por todos, aos poucos torna-se preferência. A receptividade é geral. Começa então o esqueleto de um projecto que mais tarde ganha corpo com a fundação da famosa casa “A Brasileira”, no Porto, Lisboa e Coimbra. Adriano Telles tinha paixão pelo café. Na sua família, as gerações seguintes herdam-no.

O neto, Óscar Telles de Noronha Galvão, cria em 1960 uma fábrica de torrefacção e comercialização de cafés - a Cafa-Armazéns de Café, Lda — e o bisneto, Óscar de Deus Telles de Noronha Galvão não só dá seguimento à empresa do pai, hoje com o nome de “Kaffa Caffè” (em etíope significa a origem do café), como empreende esforços no sentido de modernizar a imagem do legado que assumiu.

A Kaffa, é hoje um dos mais importantes players em Portugal e na Europa no processo de fabrico de cápsulas de café. A fábrica, em Portugal, garante um processo completamente automatizado, de elevada eficiência, produzindo cápsulas para as mais importantes insígnias de distribuição incluindo a marca Kaffa.

Kaffa - contactos:




2 comentários:

  1. tenho uma maquina de café que recebi através de pontos da repsol que as capsulas são da kaffa só que não sei onde comprar, tenho a caixa de café que vinha com a maquina. Será que me poderiam ajudar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conforme informação da empresa, poderá entrar em contacto através do email geral@kaffa.pt, do telefone 214447010, ou através da página www.kaffa.pt

      Eliminar