Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 27 de julho de 2014

Moçambique – Novas infra-estruturas em Cabo Delgado

Novas infra-estruturas em perspectiva no norte de Moçambique

A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos apresentou esta quarta-feira o Plano Geral de Urbanização do distrito de Palma, na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, com vista a uma gestão e uso da terra naquele distrito onde foram descobertas enormes reservas de gás natural.

Este plano de 18 mil hectares em Palma deve ser o alicerce de projectos que visam o desenvolvimento da extracção e tratamento do gás natural naquela zona. Este projecto orçado em 50 mil milhões de Dólares, prevê a construção de residências, lojas, escolas, hospitais, e outras infra-estruturas em apoio daquela que deverá ser a segunda maior unidade de liquefacção de gás do mundo, a seguir ao Qatar.

Ao apresentar este plano, a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos referiu que os cerca de 8 mil habitantes das oito aldeias situadas na zona onde deve ser erguida a urbanização "estão satisfeitos com o projecto". Todavia, esta não é a visão dos ambientalistas daquela área que, ao denunciar a usurpação de terras para a concretização desse projecto, também expressam receios quanto aos prejuízos que poderão sofrer o meio ambiente e a população local. RFI - Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário