Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 25 de março de 2014

Ampliação do Porto de Suape

O Porto de Suape, no Grande Recife, ampliou em 9,5% a área destinada à movimentação e à armazenagem de contêineres e de carga geral para importação e exportação, ao passar de 526,2 mil metros quadrados (m²) para 576,2 mil m²; isso porque a Receita Federal autorizou a Localfrio a expandir em 125% seu terminal alfandegado no porto, que antes era de 40 mil m² e agora chega a 90 mil m²; devido ao aumento da área alfandegada, o terminal da Localfrio deve movimentar 40 mil TEUs este ano, um aumento de 60% em relação a 2013.

O Porto de Suape, na Região Metropolitana do Recife, ampliou em 9,5% a área destinada a movimentação e armazenagem de contêineres e de carga geral para importação e exportação, ao passar de 526,2 mil metros quadrados (m²) para 576,2 mil metros quadrados. A Receita Federal autorizou a Localfrio a expandir em 125% seu terminal alfandegado situado no porto, que antes era de 40 mil m² e agora chega a 90 mil m².

Sob a administração da empresa de origem paulista desde 2011, o espaço recebe, além de contêineres, cargas de projeto destinadas à instalação de indústrias, como peças de cervejarias, da refinaria Abreu e Lima, da PetroquímicaSuape (PQS) e de montagem de torres eólicas. A nova área ficou apta para operar a partir da última terça-feira (17).

Devido ao aumento da área alfandegada, o terminal da Localfrio deve movimentar 40 mil TEUs este ano, um aumento de 60% em relação ao ano passado. Em 2013 foram movimentados 25 mil TEUs (unidade de medida para contêiner de 20 pés), o que representou 6,3% do total de 395.636 TEUs movimentados no porto.

"Uma nova área de alfandegamento como essa estimulará o desenvolvimento do nosso Estado, pois algumas empresas já vinham prospectando formas para trazer material aos futuros empreendimentos da região e demandando mais áreas disponíveis", afirmou o vice-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Caio Ramos.

De acordo com o superintendente da Localfrio na Região Nordeste, Ricardo Oshiro, o alfandegamento representa um marco para o grupo no Estado. "Já estamos obtendo retorno muito positivo dos clientes e prospects para suas cargas de projeto", afirmou o executivo. A Localfrio é uma das maiores empresas de operações de soluções de logística, armazenagem e movimentação de cargas no País.

Além da Localfrio, que agora é o segundo maior terminal alfandegado do Complexo, atrás apenas do Tecon Suape, com 370 mil m², Suape conta com a oferta das seguintes áreas alfandegadas: Porto Seco JSL, com 58,2 mil m²; Wilson Sons Logística (48 mil m²); e Fedex/Rapidão Cometa (10 mil m²). Ao todo, essas áreas têm capacidade para operar 930 mil TEUs.

Segundo a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, devido à demanda crescente na Região Nordeste, a administração de Suape espera que a Secretaria dos Portos (SEP) da Presidência da República licite, no segundo semestre deste ano, seu segundo Terminal de Contêineres (Tecon 2), um investimento de R$ 837 milhões, públicos e privados, que terá capacidade para mais 700 mil TEUs por ano, contabilizando 1,63 milhão de TEUs. Pernambuco 247 - Brasil 

Sem comentários:

Enviar um comentário