Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

OMCPLP

Olimpíadas da Matemática da CPLP

Realizou-se na cidade de Maputo, capital de Moçambique, a 3ª edição das Olimpíadas de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OMCPLP), uma organização do Ministério da Educação de Moçambique (MINED) com o apoio da Universidade Pedagógica (UP) e da Universidade Eduardo Mondlane (UEM).

Este ano, apenas quatro países marcaram presença neste evento, que pretende ser um convívio de jovens dos países que falam a língua portuguesa. Além do país organizador, Moçambique, apresentaram-se na capital moçambicana, os quatro jovens de São Tomé e Príncipe, Portugal e Brasil.

Infelizmente quando os políticos se intrometem na área do saber, se intrometem no meio que pertence à juventude, são precisamente os jovens que sem qualquer responsabilidade saem a perder. Segundo o director moçambicano do Ensino Secundário Geral, Ivaldo Quincardete, a Guiné-Bissau e Timor-Leste, alegaram a situação política que se vive nos próprios países, esquecendo-se que com organização, haveria de certeza apoio das entidades privadas para a deslocação a Moçambique. Quanto a Angola e Cabo Verde não houve qualquer justificação para a ausência.

O vencedor das Olimpíadas da Matemática da CPLP foi novamente o Brasil, que conquistou uma medalha de ouro e três de prata. A equipa brasileira era composta pelos seguintes jovens: João César Campos Vargas de Passa Tempo, Minas Gerais, Lucca Morais de Aranda Siaudzionis de Fortaleza, Ceará, Gabriel Toneatti Vercelli de Osaco, São Paulo e Lucas Pereira Galvão de Barros da cidade de São Paulo.

A equipa brasileira vencedora da Olimpíada da Matemática


A participação brasileira na competição é uma organização da Olimpíada Brasileira de Matemática, iniciativa que tem desempenhado um importante papel em relação à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em matemática nas modalidades de ensino fundamental, médio e universitário nas instituições públicas e privadas de todo o país.

A OBM é um projecto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério de Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).

A equipa de Portugal ficou em segundo lugar obtendo uma medalha de ouro, uma de prata e duas de bronze. A equipa portuguesa era composta pelos seguintes jovens: Miguel Pereira Torres da Costa, do Grande Colégio Universal, Porto, (medalha de ouro), João Filipe Ferreira Gonçalves da Rocha, Colégio Paulo VI, Valongo (prata), David Miguel Morais de Andrade, Escola Básica e Secundária de Albufeira, Albufeira (bronze) e Henrique Cravo Esteves dos Santos, Escola Secundária José Falcão, Coimbra (bronze).

Os jovens João Rocha e Miguel Costa


A participação portuguesa nas Olimpíadas da Matemática da CPLP é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática, e a selecção e preparação dos alunos está a cargo do Projecto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. Esta iniciativa conta com o apoio do Ministério da Educação e Ciência, da Ciência Viva, do Banco Espírito Santo, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Pathena.


Em terceiro lugar ficou a equipa de Moçambique que conquistou três medalhas de bronze. Desconhecemos a constituição da equipa moçambicana, bem como a de São Tomé e Príncipe que não conseguiu conquistar qualquer medalha, mas todos os jovens presentes, dezasseis, tinham menos de 18 anos e frequentaram no último ano do 10º ao 12º ano do ensino. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário