Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 4 de agosto de 2013

Amilca Ismael

“A Europa tem abandonado as suas bibliotecas humanas” (os velhos)
Amilca Ismael

"História de Nadia" aguarda publicação em Moçambique




Sucesso em Itália para romance sobre Moçambique

É um livro que já ganhou um prémio em Itália e é aquilo que a sua autora Amical Ismael diz que pode ser “a biografia de todos nós”.

“Nós”, aqui referem-se a todos os moçambicanos que viveram na época colonial e depois viveram a euforia da independência e as suas realidades.

O livro chama- se a “História de Nadia” e aguarda publicação em Moçambique.

A autora é Amilca Ismael nasceu em 1963 na então Lourenço marques hoje Maputo.

Estudou no liceu Josina Machel na capital moçambicana e depois de casar em 1986 foi para Itália. E foi em terras italianas nas que Amical Ismael começou a escrever em italiano.

O seu primeiro livro foi “Casa de Recordações” que conta precisamente as recordações de uma mulher que vive num lar de idosos. O livro foi traduzido para português e vendido em Moçambique.

Mas é o seu segundo livro “ A História de Nadia” que ela quer ver publicado em Moçambique.

O livro venceu um prémio em Itália, já está traduzido para português e aguarda agora publicação em Moçambique.

“A História de Nadia” é um encontro num avião de duas moçambicanas, uma que mora na Itália e outra que mora em Portugal. No trajecto Maputo a Lisboa a Nadia conta a história da mãe em paralelo com a história de Moçambique no tempo colonial como é que se vivia no tempo colonial.

É uma história vivida pela própria autora e que relata as mudanças então vividas.

“É uma história que nos vivemos e podia ser uma autobiografia de todos nós que vivemos tempo colonial e o tempo independência,” disse-nos Amilca Ismael que disse ainda que “não quis fazer política” pois “conto coisas verdadeiras”.

“A escola, a religião mudou tudo,” disse a autora que recordou também as nacionalizações e a “degradação” de Moçambique.

Amilca Ismael disse que para o livro teve que levar a cabo investigação não só daquilo que se passou em Moçambique nesse tempo mas também da história de Portugal.

“Quando falo agora com jovens de Moçambique eles não sabem nada dessa história que para mim é uma história que não se pode esquecer,” disse.

Amilca Ismael está actualmente a escrever um terceiro livro sobre a situação de mulheres africanas atraídas para Itália com falsas promessas e que depois são obrigadas a prostituir-se. Santa Rita in “Voa Voz da América”

Quem é Amilca Ismael?

Amilca Ismael nasceu em Lourenço Marques actual Maputo, Moçambique no dia 25 de Junho de 1963 e vive na Itália desde 1986. Depois de vários trabalhos ocasionais decidiu voltar à escola tendo em 2002 obtido um diploma de Assistente Social e em 2004 o diploma de Assistente de saúde. Em 2008 marca a estreia na literatura com o romance “A Casa de Recordações” lacasadeiricordi.wordpress.com com mais de 2000 livros vendidos, 11 reimpressões e uma segunda edição.

O romance participou em várias feiras nacionais e internacionais, como: Expo América “New York”; Feira de Roma,”. O livro foi apresentado por Vladimir Luxuria”; Feira Internacional do Livro de Guadalajara “México”; Feira Internacional do Livro de Frankfurt “Alemanha”, Feira Internacional do Livro de Pequim “China”, Feira Internacional do Livro do Cairo “Egipto”, Feira Internacional do Livro de Londres “Inglaterra”. O romance foi traduzido para Português pela editora moçambicana “NDJIRA” do grupo Português Leya. Convidada de honra do embaixador italiano em Moçambique, durante a semana da língua italiana no mundo. O romance foi apresentado na Universidade Eduardo Mondlane e no Instituto Camões “Centro Cultural Português” Maputo Em Outubro de 2010 Amilca recebeu, na Universidade da Suíça Italiana e de um Júri Internacional presidido pela princesa Giovanna Colonna di Stigliano o Prémio da MULHER DO ANO 2010 “Secção Social”.



Vencedora de vários prémios nacionais e internacionais literários como:

*Primeira classificada no prémio internacional “MULHER SOMENTE MULHER” dedicado ao dia mundial da não violência contra as mulheres *Primeira classificada no prémio literário “Musolona” Solbiate Olona Varese “ Itália” * Segunda classificada no prémio literário Europa “ Lugano “ Suíça * Segunda classificada no prémio internacional “Juntos no Mundo” *Grande reconhecimento e Mérito do Júri no prémio literário Internacional de Poesia e Ficção “A INTEGRAÇÃO CULTURAL” através da literatura “Equador” * Diploma de Mérito ao Prémio Literário Nacional “Lago Gerúndio” Milão vencedora do prémio especial para os direitos Humanos * Membro Honorário da Universidade da Paz da Suíça Italiana “Lugano* Membro Honorário de Kiwanis “SERVING THE CHILDREN OF THE WORD” *Chefe do Departamento de Relações com Estados Africano “UNIVERSUM ACADEMIA “Suíça”

A autora participou em muitas entrevistas em vários jornais e emissoras de rádio local e internacional e participou em diversos programas televisivos nacionais e internacionais como: “Rai Tre” “ Televisão Italiana” – convidada de Licia Colo; Televisão Nacional de Moçambique “TVM” – convidada de Frederico Costa; “Rede Record” – convidada de Eunice Andrade.

Em Dezembro de 2010 publica o seu segundo romance, “A história de Nadia”, apresentado na feira do livro em Roma “Mais livros livre” por Maria Grazia Capulli “Jornalista Rai 2″ e Vincenzo Bonanni enviado especial TG2 Rai. Amilca Ismael - Moçambique


Sem comentários:

Enviar um comentário