Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Aeroportos


Antes de desenvolver este texto tenho que declarar que sou a favor do aeroporto de Beja, não sou alentejano e a minha família já tem mais de dois séculos de Lisboa, tanto quanto a independência dos Estados Unidos da América, por isso já me posso considerar lisboeta.


Quando era jovem, início da década sessenta do século passado, costumava nos meus passeios por Lisboa na companhia da minha tia-avó, pessoa muito culta que gostava de passear com os sobrinhos, visitar o aeroporto da Portela. Pagávamos vinte e cinco tostões e sentávamos na esplanada da varanda do aeroporto, onde mais tarde lanchávamos e o dinheiro pago era descontado na despesa. Chegámos, em alguns dias, estar lá três, quatro horas, para ver aterrar ou levantar um avião e nada, não havia naquele dia movimento de aviões. Ao que me consta, felizmente, a ninguém passou pela cabeça, encerrar o aeroporto por falta de tráfego.

Os alemães, no pós segunda guerra, pediram autorização para construir um aeroporto na retaguarda para treino dos seus elementos da força aérea e construíram o aeroporto em Beja para preparação militar. Com as alterações na Europa no início da década noventa, consideraram não ser necessário esta infraestrura e entregaram ao Estado português as instalações.


Os decisores políticos perante esta realidade, decidiram transformar o aeroporto militar em civil e o Primeiro-ministro Durão Barroso numa deslocação ao Alentejo a acompanhar o Presidente da República Jorge Sampaio, afirmava que o custo da obra era de aproximadamente um milhão de contos, cinco milhões de euros e o aeroporto estaria a funcionar num prazo de um ano.

O tempo passou, o custo aumentou, os números oficiais apontaram para os trinta e três milhões de euros, valor que a comparar com o que contabilizou em 2007, o coordenador da equipa responsável da CIP, José Manuel Viegas, pelo estudo do aeroporto de Alcochete, que indicou um total de dois mil milhões de euros, sem acessibilidades e três mil milhões de euros para o aeroporto da Ota, também sem acessos, diríamos que o aeroporto de Beja custou o equivalente a um cêntimo por um almoço no restaurante mais caro de Lisboa.


O problema do aeroporto de Beja não está nele em si, mas nos políticos desta terra, Portugal, dos interesses instalados, que passam pela compra e venda de propriedades nos locais onde se pensam instalar aeroportos de raiz, na construção civil, na intoxicação da comunicação social, enfim, em tudo aquilo que não ajuda a fortalecer um país como o nosso.


As vozes que são contra o aeroporto de Beja são as mesmas que noutros tempos afirmavam que a barragem do Alqueva nunca teria água (ler artigo “Alqueva” do passado dia 19 de Janeiro) e que o porto de Sines não tinha futuro (ler artigo “Sines”, subtítulo “O Brasil e o Porto de Sines” com data de 28 de Setembro de autoria do brasileiro Milton Lourenço)
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Esperemos que a confusão instalada nos últimos dias com a linha férrea, pois não há TGV com mercadorias, seja ultrapassada e quem planeia se lembre que qualquer linha férrea que se construa de Sines para a Europa, passe obrigatoriamente pelo aeroporto de Beja. Baía da Lusofonia
Ligação aos textos:
Alqueva              

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