Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Letras


“A segunda edição da Rota das Letras – Festival Literário de Macau acontece de 10 a 16 de Março de 2013 e traz ao território mais de 30 escritores, editores, tradutores, jornalistas, músicos, cineastas e artistas plásticos.

Este ano o evento recebe um apoio ainda mais significativo do Instituto Cultural e da Fundação Macau, que agora coorganizam o festival, ao lado do jornal Ponto Final.

Seguindo o modelo do ano passado, o festival terá conferências e debates, bem como uma feira do livro, exposições de artes plásticas, concertos e projecção de filmes.

O programa do festival deste ano apresenta vários autores proeminentes da literatura chinesa contemporânea, incluindo Bi Feiyu, vencedor de vários prémios literários da China, bem como do Asian Man Booker Prize; Hang Shaogong, autor de “A Dictionary of Maqiao” e tradutor dos escritos de Fernando Pessoa; Hong Ying, uma das autoras chinesas mais reconhecidas internacionalmente; e Yi Sha, um nome controverso na poesia chinesa contemporânea. Outros autores, como Sheng Keyi, Qiu Huadong, Pan Wei, Wang Gan, Haung Lihai, Li Shao Jun e a poetisa taiwanesa Xi Murong são também vozes bastante influentes da cena literária actual – e todos eles estarão presentes no festival.

No que toca a autores lusófonos, a Rota das Letras convida Dulce Maria Cardoso, uma das melhores romancistas da sua geração; Rui Zink e Ricardo Araújo Pereira, que trabalham com a linguagem e o humor de modos muito especiais; Francisco José Viegas, antigo secretário de Estado da Cultura de Portugal, autor e editor; Valter Hugo Mãe, recentemente vencedor do prémio Portugal Telecom, um dos galardões mais prestigiados entre os conferidos a autores de língua portuguesa; a escritora e jornalista Alexandra Lucas Coelho; o jornalista e tradutor Carlos Vaz Marques; a editora da Tinta-da-China Bárbara Bulhosa e, com o apoio da Casa de Portugal, a romancista Deana Barroqueiro.

José Eduardo Agualusa, autor angolano e um dos mais conhecidos nomes entre os escritores africanos de expressão portuguesa, também virá para o festival, tal como Luís Cardoso, provavelmente a voz literária mais importante de Timor-Leste. Do Brasil já estão confirmadas a presença do poeta Regis Bonvicino e do Director-geral da Festa Literária Internacional de Paraty, Mauro Munhoz. Paloma e Cecília Amado, filha e neta de Jorge Amado (1912-2001), um dos maiores romancistas brasileiros de todos os tempos, vêm a Macau para uma homenagem ao autor. Será exibido um documentário e um filme de ficção sobre a sua vida e um dos seus livros, respectivamente.

Vários autores locais, como a poetisa Fernanda Dias, Tong Mui Siu (汤梅笑), Chek In(寂然)Lou Mou (鲁茂) e Wong Man Fai (黄文辉)estão entre os convidados do evento, representando a cena literária de Macau.

A Rota das Letras decidiu também abrir-se gradualmente a outros escritores asiáticos e latinos, e é por isso que este ano recebe os franceses Antoine Volodine e Claude Hudelot, que já desenvolveram no passado afinidades com Macau, a China e o mundo lusófono.

Um dos pontos altos da programação do festival será o lançamento do livro de contos sobre Macau. Na primeira edição da Rota das Letras o público foi convidado a participar num concurso de contos, que teve como júris alguns dos autores que nos visitaram: Su Tong, José Luís Peixoto e Xu Xi, para as línguas chinesa, portuguesa e inglesa, respectivamente. Dos mais de 30 contos recebidos, alguns foram selecionados para publicação. Os vencedores serão anunciados na conferência de imprensa do festival.

Estes contos serão publicados ao lado daqueles escritos pelos autores convidados da edição do ano passado – nomes como Lolita Hu, João Paulo Cuenca, Jimmy Qi, Rui Cardoso Martins, Xu Xi e José Luís Peixoto. Este ano o festival convida novamente todos os autores que visitam Macau a escrever sobre a cidade.

A Rota das Letras terá alguns destaques no que toca ao cinema. O várias vezes premiado “A Última Vez Que Vi Macau”, dos cineastas João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, terá a sua pre-premiere chinesa no festival, antes de seguir para o Festival Internacional de Cinema de Hong Kong. Este é provavelmente o filme sobre Macau mais importante e mais premiado das últimas décadas.

Da China, o realizador Wiseman Wang virá para mostrar “Journey to the South”, um ‘road movie’ em que um camionista atravessa a China, rumando a sul e à província de Guangdong, tentando fazer dinheiro para resolver problemas familiares.

O realizador Ivo Ferreira também mostrará o seu novo filme, “Na Escama do Dragão”, durante o festival; e o historiador e sinólogo Claude Hudelot apresentará “Hou Bo, Xu Xiaobing, Mao’s Photographers”, documentário que co-realizou com Jean-Michel Vecchiet.

Tal como no ano passado, a música volta a ter um papel importante no festival. A mais tradicional música portuguesa, o fado, estará representada na aclamada voz de Camané. Dead Combo, um dos projectos musicais mais interessantes em Portugal e que ganhou reconhecimento internacional depois de aparecer no programa de TV “No Reservations”, de Anthony Bourdain, também está confirmado.

A Rota das Letras terá ainda dois artistas em residência na Fundação Oriente: o chinês Chen Yu e Theodore Mesquita, de Goa. Os dois pintores, com backgrounds muito diferentes, vêm ao território com o mesmo propósito: criar trabalhos que reflictam a sua experiência em Macau. Além das novas peças produzidas por cá, os autores irão também expor trabalhos anteriores na galeria do piso térreo da Fundação Oriente.

Outra exposição, com curadoria da artista local Alice Kok, terá lugar no edifício do antigo tribunal, onde vários artistas locais mostrarão os seus trabalhos sobre o tema “Para além das Palavras”.

Em colaboração com a Direcção dos Serviços de Educação e Juventude, o festival espera estabelecer uma relação mais forte com as escolas e universidades, dando aos leitores mais jovens a possibilidade de estarem em contacto com os escritores convidados.

Este ano o festival tem o apoio da Universidade de Macau, Pen Clube de Macau, Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais, Turismo de Macau, Direcção dos Serviços de Educação e Juventude, Sociedade de Artes e Letras, Instituto Português do Oriente, Fundação Oriente, Macau Closer, Livraria Portuguesa e Casa de Portugal, entre várias outras entidades públicas e privadas.” In “Rota das Letras – Festival Literário de Macau” - Macau

Sem comentários:

Enviar um comentário