O governo moçambicano acaba de
concessionar à empresa NTCB o desenvolvimento do terminal de carvão do porto da
Beira, por forma a viabilizar os investimentos realizados em toda a cadeia
logística da linha de Sena.
Ambrósio Sitoe, porta-voz do
Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC), explicou no passado dia 14 de
Julho de 2016, a jornalistas na cidade da Matola, província de Maputo, que em
2013 o Governo aprovou um investimento de 4,6 biliões de dólares
norte-americanos num projecto que tem como sócio maioritário a Vale Moçambique,
para aumentar a capacidade de linha de Sena de 6,5 para 20 milhões de toneladas
anuais.
“Os objectivos propostos para
a linha de Sena estão em fase bastante adiantada, devendo terminar em Dezembro
próximo. Entretanto, o terminal de carvão do porto da Beira continua com uma
capacidade de escoamento de carvão de cerca 6 milhões de toneladas por ano,
pelo que há uma necessidade de se acelerar a harmonização das capacidades das
duas infra-estruturas”, disse
Ambrósio Sitoe, que é
igualmente porta-voz do XXXIV Conselho Coordenador do MTC, que decorreu até ontem,
na cidade da Matola, afirmou ainda que o Executivo está empenhado em aumentar a
capacidade de escoamento do porto da Beira.
“Durante o conselho foram
também discutidos projectos prioritários ligados ao desenvolvimento do porto da
Beira, que são a linha de Machipanda (cujo estudo de viabilidade já foi
concluído); a reabilitação do Cais 11 - que vai garantir a logística de carga
contentorizada; e a questão da Draga de Macuti, que teve um acidente”, afirmou.
Segundo a fonte, o presente
Conselho Coordenador constatou que grande parte das actividades planificadas
para 2015 foi cumprida, embora tenha sido um ano atípico por causa da estiagem
no sul e centro do país, chuvas intensas na zona norte, tensão política e a
crise económica que abala o mundo.
“Neste âmbito, podemos
destacar a conclusão da fase I da reabilitação do porto de Nacala, inaugurado
em Setembro de 2015, e do terminal de carvão de Nacala-a-Velha, tendo este
iniciado com as operações comerciais com um navio que transportou 168 mil toneladas
para o Japão”, disse.
O porta-voz afirmou ainda que
os participantes avaliaram a dragagem do porto de Maputo, que está a aumentar a
sua cota para garantir a entrada de navios de grande calado.
“O grande objectivo do sector
dos Transportes e Comunicações é a construção de infra-estruturas para
responder à procura da carga nacional e regional”, frisou. In “Jornal de Notícias” - Moçambique
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