Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 16 de julho de 2016

Moçambique – Concessionado terminal de carvão do Porto da Beira

O governo moçambicano acaba de concessionar à empresa NTCB o desenvolvimento do terminal de carvão do porto da Beira, por forma a viabilizar os investimentos realizados em toda a cadeia logística da linha de Sena.

Ambrósio Sitoe, porta-voz do Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC), explicou no passado dia 14 de Julho de 2016, a jornalistas na cidade da Matola, província de Maputo, que em 2013 o Governo aprovou um investimento de 4,6 biliões de dólares norte-americanos num projecto que tem como sócio maioritário a Vale Moçambique, para aumentar a capacidade de linha de Sena de 6,5 para 20 milhões de toneladas anuais.

“Os objectivos propostos para a linha de Sena estão em fase bastante adiantada, devendo terminar em Dezembro próximo. Entretanto, o terminal de carvão do porto da Beira continua com uma capacidade de escoamento de carvão de cerca 6 milhões de toneladas por ano, pelo que há uma necessidade de se acelerar a harmonização das capacidades das duas infra-estruturas”, disse

Ambrósio Sitoe, que é igualmente porta-voz do XXXIV Conselho Coordenador do MTC, que decorreu até ontem, na cidade da Matola, afirmou ainda que o Executivo está empenhado em aumentar a capacidade de escoamento do porto da Beira.

“Durante o conselho foram também discutidos projectos prioritários ligados ao desenvolvimento do porto da Beira, que são a linha de Machipanda (cujo estudo de viabilidade já foi concluído); a reabilitação do Cais 11 - que vai garantir a logística de carga contentorizada; e a questão da Draga de Macuti, que teve um acidente”, afirmou.

Segundo a fonte, o presente Conselho Coordenador constatou que grande parte das actividades planificadas para 2015 foi cumprida, embora tenha sido um ano atípico por causa da estiagem no sul e centro do país, chuvas intensas na zona norte, tensão política e a crise económica que abala o mundo.

“Neste âmbito, podemos destacar a conclusão da fase I da reabilitação do porto de Nacala, inaugurado em Setembro de 2015, e do terminal de carvão de Nacala-a-Velha, tendo este iniciado com as operações comerciais com um navio que transportou 168 mil toneladas para o Japão”, disse.

O porta-voz afirmou ainda que os participantes avaliaram a dragagem do porto de Maputo, que está a aumentar a sua cota para garantir a entrada de navios de grande calado.

“O grande objectivo do sector dos Transportes e Comunicações é a construção de infra-estruturas para responder à procura da carga nacional e regional”, frisou. In “Jornal de Notícias” - Moçambique


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