Até 16 de Fevereiro de 2016,
está aberta a segunda fase de candidaturas a financiamento comunitário ao
abrigo do Mecanismo Interligar a Europa (MIE), que entre 2014 e 2020 deverá
movimentar mais de 24 mil milhões de euros, a investir em projectos de expansão
e modernização das redes transeuropeias de transportes, telecomunicações e
energia.
Nesta fase, a Comissão
Europeia tem alocados 7,6 mil milhões de euros para o sector dos transportes,
sendo que 6,5 mil milhões se destinam a financiar propostas oriundas dos 15
“países da coesão”, onde Portugal está inserido (a par da Bulgária, Chipre, Croácia,
Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Grécia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta,
Polónia, República Checa e Roménia).
No final de Junho passado,
foram conhecidos os 276 projectos apoiados na primeira fase, mobilizando um
montante global de 13,1 mil milhões de euros das verbas do MIE. O troço
Évora-Caia da ligação entre Sines e Espanha por via férrea, os estudos técnicos
conducentes ao corredor ferroviário Aveiro-Vilar Formoso, a segunda fase da
plataforma logística multimodal do porto de Leixões e os estudos técnicos de
expansão da plataforma logística do porto de Lisboa foram quatro dos seis
projectos portugueses com co-financiamento comunitário garantido através deste
instrumento, que constituiu uma forte aposta da Comissão presidida por
Jean-Claude Juncker.
Como então aconteceu, voltam
a poder candidatar-se organizações internacionais, entidades públicas e
empresas (públicas ou privadas) sediadas nos Estados-membros. Os resultados
deverão ser conhecidos no fim do primeiro semestre do próximo ano.
No quadro da sua
participação na Enterprise Europe Network, a maior rede europeia de serviços de
informação e apoio às empresas, a Associação Empresarial de Portugal está em
condições de informar e apoiar os agentes da economia privada em tudo o que
diga respeito ao MIE.
Os responsáveis comunitários
estão receptivos a apoiar projectos que se enquadrem nas redes de transporte
inteligente e em sistemas de gestão do tráfego considerados nos planos dos
ERTMS – The European Rail Traffic Management System (ferrovia), SESAR - Single
European Sky ATM Research (transporte aéreo) e RIS - River Information Services
(vias navegáveis interiores).
Potenciando as sinergias com
outras prioridades da Comissão Europeia, como o mercado único digital, na
presente fase de candidaturas ao MIE serão especialmente valorizadas as
infra-estruturas de transportes inovadoras e sustentáveis. In “Diário
Económico” - Portugal
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