Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Brasil - Um bom projeto arquivado

Foi arquivado pelo governo estadual, de acordo com publicação no Diário Oficial do Estado, em 22 de agosto de 2015, o projeto Via Mar, que previa a construção de uma estrada ligando Suzano à área continental de Santos, que seria interligada ao Rodoanel, no seu trecho Leste, e representaria uma alternativa para as congestionadas rodovias Anchieta e dos Imigrantes. Pela estrada, o motorista seguiria um percurso formado por túneis e viadutos até Santos, próximo à entrada do Guarujá, na altura do pedágio da rodovia Cônego Domenico Rangoni, alcançando a margem esquerda do porto. Nesse ponto, um túnel submerso serviria de rota especialmente para veículos de carga até a margem direita.

Essa rodovia, se aprovada, levaria grande desenvolvimento ao Litoral Norte do Estado, hoje em flagrante descompasso com o progresso que se vê no Interior. A estrada seria construída por uma parceria público-privada (PPP). A alegação para o arquivamento é a falta de recursos no País.

No entanto, é de se ressaltar que uma nova ligação entre o Planalto e a Baixada Santista deveria ser considerada prioridade nacional, já que pelo porto de Santos passam 27% do comércio exterior. Ou seja, não era o caso de se tomar aquele projeto como um assunto regional, pois o seu arquivamento deverá comprometer o próprio desenvolvimento nacional.

Como opção para desafogar os acessos em direção ao porto santista, os governos federal e estadual deveriam ampliar a malha ferroviária, a partir da conclusão do Ferroanel, procurando mudar a matriz de transporte. Estudo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) mostrou que 70% das cargas são transportadas em cima de caminhões, enquanto 18% passam por ferrovias. Segundo o levantamento, o País conta com 1,7 milhão de quilômetros de estradas, mas apenas 13% estão pavimentados. Os restantes 87% das rodovias não têm qualquer tipo de pavimentação.

Como mudar essa matriz de transporte será tarefa para gerações de brasileiros, a alternativa que resta é continuar a investir na ampliação da malha viária. Nesse sentido, a construção da rodovia Suzano-Santos seria uma opção menos onerosa, que poderia ajudar a melhorar o fluxo de veículos rumo ao Litoral. Outra opção é a conclusão das obras da BR-163, no trecho Cuiabá-Santarém, em território paraense, prevista agora para o final de 2017, que ajudará a desviar a produção do agronegócio da região Central para o Norte, em vez de continuar a seguir em direção aos portos do Sudeste e do Sul.

Como o porto de Santos, mesmo com a decantada crise econômica, continua a bater sucessivos recordes de movimentação – o movimento de janeiro a setembro cresceu 6,8% em relação ao mesmo período de 2014, passando de 83 milhões para 88,6 milhões de toneladas –, não é difícil imaginar os problemas que se avizinham. Milton Lourenço – Brasil

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Milton Lourenço é presidente da Fiorde Logística Internacional e diretor do Sindicato dos Comissários de Despachos, Agentes de Cargas e Logística do Estado de São Paulo (Sindicomis) e da Associação Nacional dos Comissários de Despachos, Agentes de Cargas e Logística (ACTC). E-mail: fiorde@fiorde.com.br. Site: www.fiorde.com.br.

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