Para estreitar as relações
entre Brasil e China, incentivando o maior desenvolvimento econômico, começa a
funcionar neste mês de abril, em Pequim, o primeiro Escritório Avançado da CNT
(Confederação Nacional do Transporte). O objetivo maior dessa iniciativa,
conforme o presidente da CNT, senador Clésio Andrade, “é atrair investimentos
em infraestrutura de transporte para o Brasil”.
Inicialmente, o foco
principal serão ferrovias, portos e aeroportos. Mas rodovias, hidrovias e
outras áreas do transporte que precisam de uma atenção urgente são alvo da
medida. Segundo Clésio Andrade, o papel da CNT é despertar o interesse dos
investidores chineses, buscando novas tecnologias e oferecendo suporte em
negócios e parcerias. “A Confederação está expandindo suas ações e será uma
ponte entre os empresários dos dois países para criar oportunidades que
estimulem a economia brasileira, com a melhoria da infraestrutura de
transporte.”
O Brasil precisa de fortes
investimentos em todos os modais. No rodoviário, são necessários mais de R$ 350
bilhões. As ferrovias precisam de aproximadamente R$ 200 bilhões. E, para a
infraestrutura portuária, hidroviária e aeroportuária, tem de investir cerca de
R$ 100 bilhões. As obras de mobilidade urbana também necessitam de um
investimento de mais de R$ 200 bilhões.
O governo não tem a
capacidade de investimento que o Brasil precisa. Com isso, torna-se mais
fundamental a participação da iniciativa privada, e os investidores
estrangeiros representam uma boa alternativa para o desenvolvimento da
infraestrutura brasileira, por meio de PPPs (Parcerias Público-Privadas) ou
concessões.
Conforme Clésio Andrade, “os
inúmeros entraves da logística fazem com que o Brasil perca competitividade,
reduzindo o estímulo ao comércio exterior, tornando os produtos mais caros,
além de haver muitas vezes um comprometimento da segurança”.
Uma das primeiras ações
previstas é a realização de um workshop no Brasil. Investidores chineses e
empresários brasileiros serão convidados para o evento, que deve ocorrer na
sede da CNT, em Brasília (DF). Posteriormente, outro workshop deve ser
realizado na China. “Esse intercâmbio será importante para que os chineses
conheçam as inúmeras possibilidades do Brasil. E os empresários brasileiros
poderão conhecer melhor como a China desenvolveu seus sistemas de transporte,
tanto de cargas como de passageiros”, diz Clésio Andrade.
A transferência de
tecnologia poderá ser muito útil para o desenvolvimento dos projetos no Brasil.
“A China é o país que mais investiu em infraestrutura de transporte nos últimos
anos. Os portos e aeroportos estão entre os melhores do mundo. É impressionante
a capacidade para o desenvolvimento de projetos sobre trilhos”, afirma o
senador Clésio Andrade.
A equipe do Escritório
Avançado da CNT na China está preparando um material elencando obras
prioritárias em relação aos diferentes modais. Um documento será entregue ao
presidente Xi Jinping, durante uma visita ao Brasil programada para ocorrer na
Copa do Mundo.
A administração do
Escritório Avançado na China é uma das principais atribuições da Diretoria de
Assuntos Internacionais da CNT, coordenada pelo diretor Harley Andrade. Em
Pequim, o executivo José Mario Antunes estará à frente do escritório. Foram
contratados consultores renomados para auxiliar no trabalho e facilitar o
contato com as autoridades chinesas: Clodoaldo Hugueney Filho, ex-embaixador do
Brasil na China; Sérgio Amaral, presidente do Conselho Empresarial
Brasil-China; e Marcos Caramuru, ex-cônsul-geral do Brasil em Xangai e
ex-embaixador na Malásia. NetMarinha -
Brasil
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