O elevado investimento
realizado pelo executivo angolano no Porto do Lobito, torna esta zona de
conforto portuária num ex-libris do mercado marítimo africano e mundial, ao
nível dos demais portos da Região Austral do continente, particularmente, os da
Namíbia e os da África do Sul, dado o mesmo espaço envolvente para o qual
concorrem.
A informação foi prestada
pelo Presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Anapaz de
Jesus Neto, durante o acto que marcou as comemorações do 24 de Março, marco
histórico da ascensão do Porto do Lobito a categoria de porto Comercial e, concomitantemente
a sua abertura ao tráfego marítimo internacional.
Porto mineiro do Lobito |
De acordo com o PCA, o
período de guerra civil penhorou o desenvolvimento do país, resultando numa
acentuada destruição e degradação das infraestruturas socioeconómicas. Todavia,
destacou o “arrojado” espírito empreendedor localmente perseguido bem como a visão
estratégica de Sua Excelência Eng.º José Eduardo dos Santos, Presidente da
República de Angola, e do empenho pessoal do Ministro dos Transportes, Augusto
da Silva Tomás, no resgate da áurea e da mística infraestrutural e da
excelência da prestação de serviços desta Empresa.
O Presidente do Conselho de
Administração lembrou que o processo de infraestruturação decorreu em várias
fases, e culminou com a edificação de novos equipamentos portuários de capital
importância para o nosso modus operandi tais como: o Porto Seco, o Terminal de
Contentores, o Porto de Minério, para além da construção de um Cais para Navios
de Cruzeiro e Terraplenos para contentores.
O PCA explicou, por outro
lado, que no âmbito das prioridades de objectivos estratégicos inscritos no
Plano Nacional de Desenvolvimento de 2013-2017, e que visam dotar Angola de uma
rede de transportes integrada e adequada aos anseios de desenvolvimento
nacional e regional, facilitador do processo de crescimento económico,
desencadear-se-ão acções que permitirão “ reforçar o processo de prestação de
contas nas empresas públicas do sector e assegurar a profissionalização da sua
gestão; estabelecer um sistema de formação e capacitação de quadros do sector;
desenvolver programas para a manutenção preventiva e conservação dos
equipamentos disponibilizados para o sector; melhorar a segurança marítima e a
fiscalização ao longo da costa angolana”, dentre outros.
Com o futuro sempre
presente, o PCA anunciou que o Conselho de Administração vai brevemente fazer um
ajuste salarial, e exortou os trabalhadores à manter a disciplina no local de
trabalho “para transpor esta grande plataforma para um novo rumo que Angola
pretende caminhar”, sublinhou.
Anapaz Neto foi peremptório
em afirmar que não se pode alcançar altos padrões de produção e de
produtividade, se não se prestar atenção ao capital humano, pois, os quadros
são a alavanca para o desenvolvimento da Empresa, e para o alcance dos
objectivos preconizados “foram desencadeadas acções de formação nas áreas de operações
portuárias e de manutenção onde já são visíveis os efeitos dessa formação, num
total de 123 trabalhadores”, finalizou.
O Porto do Lobito, criado a
86 anos em função da importância do Caminho de Ferro de Benguela, é uma unidade
estratégica para o desenvolvimento económico do país e da região austral de
África. Servido pelo CFB, explora um tráfego que se projecta a nível nacional,
sobre todos vasto corredor central de Angola e também a nível internacional,
alcançando ricas regiões mineiras de cobre da RDC e da Zâmbia. Porto do Lobito – Angola
As obras de recuperação e
ampliação do Porto do Lobito estão concluídas, ficando o porto de minério
localizado na margem leste da baía do Lobito com uma capacidade de movimentação
de três milhões e seiscentas mil toneladas ano, indo permitir o escoamento dos
produtos minerais da Zâmbia e da República Democrática do Congo.
Nova ponte sobre o rio das Cuculas |
As obras agora terminadas
foram executadas pela empresa A1V2 Engenharia e Arquitectura, Lda numa
intervenção que abrange as componentes de pavimentação, recuperação das paredes
de cais, aumento da capacidade do parque de contentores e execução de um acesso
exclusivo para transporte pesado rodoviário, através da construção de uma ponte
sobre o Rio das Cuculas, evitando a circulação dos mesmos pelo centro da cidade
de Lobito. Foi ainda desenvolvido uma expansão ao Porto de Lobito, através da
execução de uma nova parede de cais com uma extensão de 314 m fundada através
de estacas metálicas. Através destas intervenções, já é possível receber navios
com calados até 15,2 m. O Porto do Lobito é o segundo maior porto de carga de
Angola e está localizado numa zona geográfica privilegiada e de enorme
potencial, estando em concorrência com os portos da Namíbia e África do Sul. Baía da Lusofonia
A1V2
Engenharia e Arquitectura, Lda - é uma multinacional
portuguesa que presta serviços de excelência em todas as áreas nucleares da engenharia
e da arquitectura pautando a sua intervenção por uma elevada exigência
qualitativa. A A1V2 foi fundada em 1997 com o objetivo de se estabelecer como
uma empresa de projetos de Engenharia e Arquitetura e de Consultoria. A A1V2
tem escritórios em Portugal, Angola, Marrocos, Argélia, Arábia Saudita e Qatar.
Contactos: Alameda dos Oceanos, Edifício Mar do Oriente, Lote 1.07.1, AN 3.1 1990-208
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