Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Macau - José Basto da Silva lança romance de alunos da escola comercial

“Amor Escarlate” é um romance de alunos da Escola Comercial que se passa nos anos 80. Embora se baseie em factos reais, é uma obra de ficção. É assim, ao contar as suas memórias, que o macaense José Basto da Silva se lança no mundo das letras. O autor espera que o leitor possa “viajar no tempo” com este seu primeiro livro, que vai ser apresentado no próximo domingo, na Casa Garden


José Basto da Silva lança-se no “mundo das letras” com a obra “Amor Escarlate: Memórias dos Tempos de Estudante em Macau”, que vai ser lançada no próximo domingo, dia 15, no âmbito do programa Rota das Letras do XII Festival Literário de Macau. O lançamento decorrerá na Casa Garden, às 15h00. Sem querer “levantar a ponta do véu”, o macaense contou ao Jornal Tribuna de Macau que se trata de “um romance de alunos da Escola Comercial, nos anos 80”.

“Embora baseado em factos reais, o enredo deste livro é uma obra de ficção. Os eventos e nomes são, em grande medida, fictícios e usados com o propósito de criar uma história envolvente. Espero que o leitor goste de ler este livro tanto quanto eu gostei de escrevê-lo”, afirmou.

O livro começou a ser escrito quando estava ainda na Direcção da Associação dos Macaenses e estava envolvido na revista “A Voz”. “As coisas iam acontecendo um pouco sob pressão e, por uma questão de gestão de tempo, comecei a escrever antecipadamente, nos intervalos, para poder entregar trabalho assim que surgisse algum pedido urgente. Aos poucos comecei a juntar material que não saía porque a revista estava atrasada. Foi assim que me ocorreu a ideia de aproveitar o que tinha em mãos e fazer um livro”, contou José Basto da Silva.

Segundo disse, já por várias vezes tinha sido “desafiado a escrever”, sobretudo por Jorge Rangel, mas também por Miguel de Senna Fernandes e até por Henrique de Senna Fernandes. “Nesta altura que o meu professor faria 100 anos, acho que não podia fazer melhor homenagem à sua memória”, apontou.

Sublinhando que “escrever é uma arte”, José Basto da Silva explicou que foi aprendendo à medida que ia avançando na história. “Aliás, uma vez que só escrevia nos tempos livres, demorei anos a terminar este projecto, e eu próprio notei que do primeiro ao último capítulo houve uma evolução – creio que significativa”.

José Basto da Silva referiu ainda a este jornal que o que escreveu foi revisto várias vezes para “tentar homogeneizar o estilo e a narrativa”. “Aprendi muito. Além disso, o processo em si também levou a que me lembrasse de muitas recordações perdidas no fundo do inconsciente. Eu próprio fiquei surpreendido com as coisas que me vieram à memória e que julgava perdidas. Foi muito bom porque permitiu-me, de certo modo, viajar no tempo. Acho que isso será algo que os leitores também irão experimentar”, prosseguiu.

Sendo o português a língua principal, José Basto da Silva não deixa de explicar que o livro foi “escrito em várias línguas”. “Também usei – porque somos assim, faz parte da nossa cultura – um pouco de patuá e chinês. Ocasionalmente, porque esta é uma terra internacional, sempre foi, também usei inglês e até francês… Macau sãm assi ia!”, concluiu. Catarina Pereira – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”




Sem comentários:

Enviar um comentário