Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Macau - Comércio sino-lusófono no curso de tradução do IPM

O curso de Tradução e Interpretação Chinês-Português/Português-Chinês do Instituto Politécnico vai passar a incluir conteúdos sobre o comércio e serviços entre a China e os países de língua portuguesa, para dar resposta ao plano de desenvolvimento da Grande Baía, revelou Han Lili, directora da Escola Superior de Línguas e Tradução da instituição. No ano passado, 90% dos 150 graduados deste curso e do programa sobre as relações comerciais sino-lusófonas conseguiram encontrar empregos correspondentes ao que aprenderam



A Escola Superior de Línguas e Tradução (ESLT) do Instituto Politécnico de Macau (IPM) vai acrescentar gradualmente ao Curso de Licenciatura em Tradução e Interpretação Chinês-Português/ Português-Chinês elementos relacionados com o comércio e serviços sino-lusófonos, revelou ontem Han Lili. A directora da ESLT aproveitou a ocasião para sublinhar o papel chave da formação de quadros bilíngues para a consolidação da plataforma de Serviços para a Cooperação Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa.

“Macau pode aproveitar as suas vantagens para destacar também na Grande Baía o seu papel de plataforma comercial sino-lusófona”, analisou a directora, à margem do Fórum de Juventude das Linhas Gerais do Planeamento para o Desenvolvimento da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, realizado ontem no IPM.

De acordo com a imprensa em língua chinesa, Han Lili indicou que, no ano passado, 90% de um total de 150 graduados do Curso de Tradução e do Curso de Licenciatura em Relações Comerciais China-Países Lusófonos conseguiram encontrar emprego correspondente à natureza da licenciatura.

Entre esses licenciados, 70% são locais, sendo que a maioria candidatou-se a vagas na função pública. Ao mesmo tempo, uma parte pequena de graduados passou a exercer funções de coordenação em empresas de capital chinês que investem em Portugal.

Por sua vez, Li Yanlian, vice-presidente do Instituto Politécnico, adiantou que no futuro vai lançar mais medidas e programas de formação de quadros no âmbito das Linhas Gerais do Planeamento para o Desenvolvimento da Grande Baía. Nesse contexto, o IPM pretende, por exemplo, assinar mais acordos de cooperação e reforçar o intercâmbio com instituições de ensino superior das outras cidades da Grande Baía.

A vice-presidente garantiu que, actualmente, o IPM já colabora de forma próxima com muitas instituições de ensino superior da China Continental, tendo lançado em conjunto vários programas de intercâmbio de alunos. Rima Cui – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”

Sem comentários:

Enviar um comentário