Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Angola – Criação de 44 plataformas logísticas

O ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, anunciou no passado sábado, 18 de Fevereiro de 2017, na província do Huambo, a criação, em todo o país, de 44 plataformas logísticas de 1º, 2º e 3º nível nas tipologias urbanas, regionais, portuárias, transfronteiriças e centros de carga aérea nos principais aeroportos.

O governante fez este anúncio durante a conferência regional sobre plataformas logísticas – o caso do Huambo e de apresentação das linhas mestras da estratégia para a saída da crise, testemunhado pelo governador local, João Baptista Kussumua.

Augusto da Silva Tomás afirmou que numa previsão preliminar, estima-se que em cada uma das plataformas urbanas e regionais a criação, numa primeira fase, entre 150 a 300 postos de trabalho directo, e 10 vezes mais em termos de empregabilidade, de forma indirecta.

Perspectivou que depois de cinco anos de funcionamento, as infra-estruturas logísticas podem gerar um grande volume de negócios e o valor acrescentado noutras actividades correlacionadas à montante e à jusante, multiplicando, várias vezes, a riqueza complementar produzida.

O ministro dos Transportes disse que a criação das plataformas vai proporcionar dois aspectos relevantes, designadamente a oferta de um porto seco com a capacidade para contentores em trânsito, na ordem dos 3000 lugares de estacionamento, e da disponibilização de grandes áreas para a construção de instalações de armazenamento de diferentes tipologias, para tratamento, manipulação e actividade de valor acrescentado às cargas.

Acrescentou que estas cargas vão alimentar, de forma regular e contínua, as cadeias de abastecimento, tanto do interior do território nacional como nas relacções comerciais na vertente externa, oferecendo também entrepostos de frio e silos para o armazenamento de cereais, áreas para estacionamento de indústrias de baixa e média densidade e, ainda, espaços comerciais para o fornecimento dos próprios trabalhadores e utilizadores das infra-estruturas.

O ministro Augusto da Silva Tomás assegurou que a criação das plataformas logísticas vai, igualmente, oferecer serviços essenciais à actividade dos operadores tais como, de bombas de combustíveis, oficinas de manutenção e reparação e lojas de conveniência.

Salientou que estas infra-estruturas logísticas transformar-se-ão em verdadeiros pólos de desenvolvimento no interior, servindo de estímulo ao crescimento económico, criando, por via disso, mais emprego e a promoção, de forma exemplar, da coesão territorial e social do todo nacional.

O governante admitiu que a localização actual e prevista da actividade económica e do investimento público/privado conduzem ao seu posicionamento estratégico nos eixos de cruzamento das vias de comunicação terrestres (rodoviário e ferroviário), aéreas e marítimas, configurando a integração e a complementaridade das redes modais de transporte e a rede de plataformas logísticas.

Augusto da Silva Tomás disse que a criação destes empreendimentos proporciona mais investimento e emprego geradores de riqueza e de rendimento, estimulando a aceleração da procura e do consumo de produtos de primeira necessidade, porquanto são um contributo a nível regional, para o esforço de levar até ao interior infra-estruturas básicas no campo da logística, acessibilidade e da mobilidade de pessoas e bens. In “ANGOP” - Angola

Sem comentários:

Enviar um comentário