Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Portugal – Altice Labs alarga horizontes tecnológicos

“Cinco séculos depois de as caravelas terem partido de Portugal para descobrir o mundo, nós continuamos a descobri-lo.

Continuamos a mostrar novos mundos ao mundo e continuamos a estar presentes em mais de 30 países espalhados por cinco continentes, onde mais de 250 milhões de pessoas utilizam tecnologia desenvolvida aqui”. As palavras de Alexandre Fonseca, Chief Technology Officer (CTO) da PT, ontem, durante a sessão do primeiro aniversário da Altice Labs, pretenderam enaltecer o papel inovador desempenhado pela equipa sediada em Aveiro, que, no último ano, e na sequência do que já fazia enquanto “PT Inovação”, desbravou um caminho que alargou horizontes tecnológicos, criando novas rotas do conhecimento, apimentadas por especiarias da inovação. Hoje, ao olhar para um mapa-mundo com cada vez menos fronteiras, fruto da internacionalização do conhecimento tecnológico, aquele responsável garante que a influência das descobertas feitas neste cantinho à beira-Ria plantado se estendem por canais digitais, chegando ao outro lado do globo. E essa é a razão pela qual a palavra “orgulho” foi aquela que mais vezes se escutou nos discursos de todos os intervenientes.

Também Michel Combes, CEO da Altice, elogiou o passado da PT, que considerou ter sido “sempre uma referência a nível mundial pela sua capacidade de inovação e de liderar as grandes tendências em telecomunicações e tecnologia. Grande parte destas tendências e soluções foi desenvolvida aqui em Aveiro e este espírito único está intimamente ligado à visão de inovação da Altice”, assegurou.

Conforme foi anunciado ontem, o novo rumo da Altice Labs já está traçado e chama-se 5G. “Ter o 5G estandardizado antes de 2020 vai ser muito difícil, mas as primeiras demonstrações deverão ocorrer provavelmente nessa altura”, antecipou em declarações à agência Lusa o director geral da Altice Labs, Alcino Lavrador, durante uma visita aos dois novos laboratórios - o de 5G e o Future Lab - com Michel Combes, Paulo Neves, presidente da PT Portugal, e Alexandre Fonseca.

Apresentado laboratório aberto à comunidade

O dia de aniversário foi ainda aproveitado para a Altice Labs apresentar o Future Lab, um espaço aberto a crianças, estudantes e à sociedade em geral, para experimentação e prototipagem de novas ideias, em áreas como a electrónica associada à realidade aumentada, robótica, reprodução de hologramas, entres outras.

“Queremos trazer a comunidade cá para dentro. As pessoas podem desenvolver rapidamente um protótipo, este pode falhar rapidamente, mas também pode sair daí um negócio”, defendeu Alcino Lavrador. Adérito Esteves – Portugal in “Diário de Aveiro”


Sem comentários:

Enviar um comentário