Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Escócia – Descoberta espada de bronze com três mil anos

Um grupo de arqueólogos encontrou, na cidade de Carnoustie, na Escócia, um verdadeiro tesouro da Idade do Bronze. Entre outros artefatos, foi encontrada a ponta de uma lança decorada com ouro e uma espada de bronze com cerca de 3 mil anos

Os artefactos foram encontrados durante uma avaliação arqueológica no local, antes da construção de dois campos de futebol. A empresa Guard Archaeology afirma que esta é uma “descoberta rara e internacionalmente significativa”.

“Os mitos celtas mais antigos destacavam o reflexo e o brilho das armas. A decoração de ouro terá provavelmente sido acrescentada a essa ponta de lança de bronze para destacá-la tanto pela raridade do material como pelo impacto visual“, explicou o arqueólogo Alan Blair, em entrevista à BBC.

“Cada objeto individual é importante, mas a presença de ouro na ponta da lança torna o artefacto excepcional”, destacou.

A equipa também encontrou uma bainha de couro e madeira (a tampa de proteção sobre a qual repousa a espada), que foi considerada a bainha do fim da Idade do Bronze encontrada em melhor estado na Grã-Bretanha.

“É muito incomum recuperar tais artefactos numa escavação arqueológica moderna. Isto pode revelar muito sobre o contexto do enterro dos objetos”, destacou Blair.

Esta escavação revelou também o maior salão neolítico já encontrado na Escócia, que terá sido construído no ano 4000 a.C. A estrutura descoberta, dizem os arqueólogos, “pode ser tão velha para as pessoas que enterraram os artefactos como essas pessoas são para nós”.

Apesar de o trabalho ainda não estar finalizado, os cientistas descobriram, até agora, cerca de 1000 elementos arqueológicos, entre eles os restos de 12 casas sub-circulares que provavelmente datam da Idade do Bronze juntamente com os restos de duas salas que datam provavelmente do período neolítico. In “Zap.aeiou” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário