Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Moçambique – Empresa londrina avança na expansão de mina de rubis

A Gemfields, uma empresa mineira com sede em Londres, anunciou ontem, 05 de Julho de 2016, que conseguiu mobilizar 45 milhões de dólares em empréstimos para o seu projecto de expansão da mina de rubis no distrito de Montepuez, província de Cabo Delgado, norte de Moçambique.

O financiamento virá de três fontes: um descoberto bancário até 15 milhões de dólares no Banco Barclays de Moçambique; outro descoberto bancário no mesmo valor no Banco Comercial e de Investimento (BCI); e uma facilidade de leasing no valor de 15 milhões de dólares, no BCI.

Além disso, a Gemfields deverá pedir um empréstimo no valor de 20 milhões de dólares no Macquarie Bank Limited, para substituir uma dívida anterior de 25 milhões de dólares.

De acordo com a directora financeira da Gemfields, Janet Boyce, os fundos permitirão a Montepuez Ruby Mining expandir a sua produção anual para atingir 20 milhões de quilates de rubis em bruto dentro dos próximos três anos.

A Gemfields detém 75 por cento das acções em Montepuez Ruby Mining. Os outros 25 por cento pertencem a Mwiriti, uma empresa moçambicana.

A Gemfields já realizou seis leilões de rubis de Montepuez que resultaram uma receita de 195 milhões de dólares.

A Gemfields afirma que é o maior produtor mundial de gemas coloridas. A empresa especializou-se em esmeraldas zambianas e ametistas, mas acabou por expandir as suas actividades para também cobrir rubis moçambicanos. In “Agência de Informação de Moçambique” - Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário