Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Internacional – A infecção “Melioidose”

Um estudo, publicado na revista “Nature Microbiology”, realizado por cientistas da Universidade de Oxford chama a atenção para a infecção “Melioidose” causada por um bacilo denominado “Burkholderia pseudomallei” que resistindo a muitos dos antibióticos poderá estar a expandir-se a nível mundial.


A Melioidose  afecta principalmente as populações do sul e sudeste da Ásia e norte da Austrália, região onde se situa o país membro da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) Timor-Leste, mas os investigadores consideram que a doença já alastrou a 79 países, dos quais 34, ainda não a registaram oficialmente.

A população e animais contraem a infecção do “Burkholderia pseudomallei”, por meio do solo ou águas contaminadas, através da ingestão, da pele ou por inalação, sendo de um grau elevado de dificuldade em diagnosticar, face aos seus sintomas serem semelhantes à tuberculose e pneumonia.

Altamente mortífera, as pessoas mais susceptíveis à doença, estão os consumidores dependentes de álcool, os doentes renais crónicos ou pessoas com diabetes. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário