Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Portugal – Afinal quem ganhou as eleições legislativas?

Como sempre acontece, o partido vencedor das eleições é que elege o Presidente da Assembleia da República, nesse momento é que nós, os comuns mortais, iremos saber quem ganhou efectivamente as eleições

As pessoas andam confusas, ouviram o anúncio, no passado Domingo pelas 20 horas, da estrondosa victória da coligação “Portugal à Frente” nos três canais da televisão, ficando os restantes partidos abalados e praticamente não conseguiram raciocinar perante o folclore apresentado.


Agora, ainda o jogo vai nos descontos, pois faltam eleger 4 deputados e com os cidadãos portugueses em Macau a reclamar que não receberam o boletim de voto para poderem exercer o seu direito de votar para contribuírem para a eleição de dois deputados por fora da Europa, os portugueses que residem em território nacional começam a interrogar-se como uma victória tão estrondosa só permite à coligação eleger 104 deputados. Fazem as contas e verificam que a percentagem da coligação mais os resultados dos dois partidos na Madeira e Açores é inferior ao resultado do PSD em 2011.

E perguntam? Quantos deputados tem o PS eleitos? A resposta é 85. Sim, é uma derrota, pois o PSD tem 104. Não! Quem tem 104 deputados é a coligação “Portugal à Frente”. O PSD tem 86 deputados.

A seguir vem logo outra interrogação. Mas eu não vejo em lado algum que o PSD só tem mais um deputado do que o PS. Pode-me explicar?

E a resposta lá vem: o PSD tem 86 deputados, o PS tem 85 deputados, o BE tem 19 deputados, o CDS tem 18 deputados, o PCP tem 15 deputados, os Verdes tem 2 deputados e o PAN tem um deputado, perfazendo 226 deputados no total.

Não pode ser dizem logo, o Paulo Portas afirmou em directo que o CDS era a terceira força política no parlamento e afinal agora vêm dizer que é a quarta?

Nova pergunta. Então se os partidos à direita do Presidente da Assembleia da República têm 104 deputados, os partidos à esquerda do assento do senhor Presidente da Assembleia da República têm 122?

Ora bem, neste momento ainda não há Presidente da Assembleia da República, pois a Assembleia ainda não tomou posse para depois eleger entre os seus pares o Presidente. Como sempre acontece, o partido vencedor das eleições é que elege o Presidente da Assembleia da República, nesse momento é que nós, os comuns mortais, iremos saber quem ganhou efectivamente as eleições. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário