Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Polícia na Comunidade Lusófona

Comandantes de polícia dos países de língua portuguesa reunidos em São Tomé.

Chefes da Polícia da CPLP, estão a debater em São Tomé e Príncipe, o papel da Polícia no desenvolvimento sustentável do Estado. O Comandante da Polícia de São Tomé e Príncipe, Roldão Boa Morte, realçou a ligação directa entre a segurança e o desenvolvimento.

Numa situação de insegurança, não se pode falar de desenvolvimento. Constatação feita pelo Comandante Geral da Polícia Nacional de São Tomé e Príncipe, o Supra intendente Roldão Boa Morte, na abertura da nona reunião dos Chefes de Polícias da CPLP. «Sem segurança não pode haver desenvolvimento e vice-versa. Por conseguinte, sem segurança e nem desenvolvimento não haverá o respeito pelos direitos de liberdades e garantias do cidadão», referiu Roldão Boa Morte.



O Comandante Geral da Policia de Timor Leste, Ostílio Monteiro, que é  Presidente em exercício do Conselho de Chefes da Policia da CPLP, também usou da palavra, para destacar os acontecimentos que assolam o mundo, como sendo desafios que se colocam as polícias da CPLP.

Já o Primeiro Ministro Gabriel Costa, que abriu o evento, sublinhou a importância da reunião. «O vosso encontro será com certeza um meio de aprofundamento sério das grandes questões que se prendem com segurança e ordem pública, como nos encontros anteriores o que tem dado viabilidade a nossa organização e tem demonstrado grande capacidade de inovação numa evolução acelerada, quando a criminalidade nos nossos territórios», pontuou.

Guiné-Bissau, é o único país ausente, na reunião que pretende debater a Segurança Interna no seio dos países da CPLP, e o papel da polícia no desenvolvimento sustentável do Estado.

Até 20 de Setembro, São Tomé é palco de reflexão sobre a Polícia da Comunidade Lusófona. Abel Veiga – São Tomé e Príncipe in “Téla Nón”

Sem comentários:

Enviar um comentário