Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Zermatt

A Associação Lusófona de Zermatt realizou pela segunda vez consecutiva no passado dia 13 de Setembro de 2013, a procissão das velas em honra da Nossa Senhora de Fátima.

Zermatt é uma pequena localidade na Suíça, situada a 1620 metros de altitude e fica no sopé do pico Matterhorn, cuja altitude é de 4478 metros, é considerada a pátria do alpinismo, onde as casas são feitas de madeira e nas ruas só circulam carros eléctricos.



A língua oficial em Zermatt é o alemão, mas actualmente 40% dos seis mil cidadãos que vivem na localidade, são falantes de língua portuguesa e na escola, os alunos que falam português já ultrapassam os 50%, maioritariamente portugueses.



Este ano a procissão das velas passou pela primeira vez na artéria principal de Zermatt e a população suíça aderiu a este evento religioso, organizada pela principal comunidade imigrante local.

Enquanto nascem portugueses na Suíça, Portugal é notícia pela partida de cerca de 100 mil emigrantes num espaço de um ano e que a natalidade cai em cerca de 9% no mesmo período, devido à falta de perspectivas de trabalho para os jovens e à precariedade laboral. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário