Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 28 de julho de 2013

Olimpíadas

 
Olimpíadas Internacionais de Matemática de 2013 – Santa Marta - Colômbia
 

 
Dois países lusófonos, Brasil e Portugal, participaram na 54ª edição das Olimpíadas Internacionais de Matemática (OIM), que decorreram em Santa Marta de 18 a 28 de Julho de 2013, na Colômbia, com excelentes resultados.
 
O Brasil, 28º lugar com 124 pontos entre 97 países, ficou aquém do 19º posto alcançado o ano passado. A equipa brasileira composta por seis jovens do sexo masculino teve em Rodrigo Sanches Ângelo (São Paulo) a melhor prestação, medalha de prata e 57º lugar absoluto entre 528 jovens, 476 do sexo masculino e 52 do sexo feminino. Obtiveram também medalhas de prata, Rafael Kazuhiro Miyazaki (61º - São Paulo) e Victor Oliveira Reis (131º - Pernambuco). Com medalha de bronze e classificado em 163º lugar, Franco Matheus de Alencar Severo (Rio de Janeiro). Por fim com duas menções honrosas e ambos na 306ª posição, Alessandro Augusto Pinto de Oliveira Pacanowski (Rio de Janeiro) e Victor de Oliveira Bitarães (Minas Gerais).
 
 
Os jovens estudantes brasileiros
 
 
Portugal ficou em 36º lugar com 111 pontos, melhor classificação de sempre, superando o 37º posto alcançado no ano passado. A equipa portuguesa também constituída por seis jovens do sexo masculino obteve pelo terceiro ano consecutivo uma medalha de ouro, desta vez por Miguel Moreira, aluno do 11º ano, na Escola Secundária Rainha D. Amélia, em Lisboa, registando a 30ª posição entre os 528 jovens. Miguel Martins dos Santos, aluno da Escola Secundária de Alcanena, que nos dois últimos anos obtivera medalhas de ouro, conquistou este ano uma das quatro medalhas de bronze que a equipa portuguesa alcançou e ficou no 163º posto. Com medalhas de bronze, Francisco Tuna de Andrade, aluno da Escola Secundária Padrão da Régua - Matosinhos (211º), Luís Pedro Lopes Duarte, Escola Secundária de Alcains (234º) e o estreante nestas andanças, David Pires Tavares Martins, escola Secundária de Mirandela (250º). Nuno Miguel Arala Santos, aluno do Colégio Nossa Senhora do Rosário – Porto, um dos mais jovens do grupo, foi distinguido com uma menção honrosa, foi 322º, melhorando substancialmente do 451º lugar obtido no ano passado na Argentina.
 
 
Os jovens estudantes portugueses
 
 
Para realçar os excelentes resultados de brasileiros e portugueses, os países vizinhos destes, Argentina e Espanha ficaram em 67º e 59º lugares, respectivamente.
 
No próximo ano, as Olimpíadas Internacionais de Matemática realizam-se na Cidade do Cabo na África do Sul, de 03 a 13 de Julho de 2014.
 
A participação portuguesa nas OIM é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática, e a selecção e preparação dos alunos está a cargo do Projecto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. Portugal participou pela primeira vez nas OIM em 1989 e, desde então, já conquistou três medalhas de ouro, duas de prata, 20 de bronze e 21 menções honrosas.
 
A participação brasileira na competição é organizada pela Olimpíada Brasileira de Matemática, iniciativa que tem desempenhado um importante papel em relação à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em matemática nas modalidades de ensino fundamental, médio e universitário nas instituições públicas e privadas de todo o país.
 
A OBM é um projecto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério de Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).
 
No próximo mês de agosto de 2013, entre os dias 4 e 10, na cidade de Maputo em Moçambique será palco das terceiras Olimpíadas da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (OCPLP). Baía da Lusofonia


Sem comentários:

Enviar um comentário