O
porto de Sines e o seu Terminal XXI classificaram-se no top 100 mundial dos
maiores portos de contentores no final de 2015, de acordo com o ranking
elaborado pela espanhola “Transposte XXI”
Tendo movimentado 1330000
TEU em 2015, Sines classificou-se como o 100.º maior porto do mundo, o 18.º
europeu e o terceiro ibérico.
Com um crescimento de 8,3%
face a 2014, o porto português ganhou terreno a vários portos que o precedem
imediatamente no ranking, sendo por isso possível que ultrapasse alguns deles
no final do ano em curso.
Porém, há que contar também
com o rápido crescimento de outros portos. Em 2015, por exemplo, Sines foi
ultrapassado por Puerto Califa (Emiratos Árabes Unidos), que cresceu 31,9% e
saltou para a 93.ª posição do ranking,com 1,5 milhões de TEU, e pelo porto
chinês de Tangshan (92.º com 1,5 milhões de TEU, a subir 37%).
Portos
chineses dominam
Sem surpresa, os portos
chineses monopolizam os primeiros lugares do ranking, com sete presenças no top
10.
Xangai reforçou o primeiro
lugar, com 36,4 milhões de TEU (mais 3,5% em termos homólogos), afastando-se de
Singapura, que perdeu 8,7% para 30,9 milhões de TEU. O terceiro lugar do pódio
é de Shenzhen, com 24,2 milhões de TEU (mais 0,7%).
Nos lugares imediatos
classificaram-se Ningbo (20,6 milhões de TEU, mais 6%), Hong Kong (20,1
milhões, menos 9,6%), Busan (19,5 milhões,mais 4,2%), Guangzhou (17,6 milhões,
mais 5,8%), Qingdao (17,4 milhões, mais 4,9%), Dubai (15,6 milhões, mais 2,2%)
e Tianjin (14,1 milhões, mais 0,4%).
Roterdão (11.º) é o primeiro
porto europeu e Los Angeles (19.º) o primeiro norte-americano no ranking
mundial.
Europa
com 18 portos no top
A Europa coloca 18 portos no
ranking dos 100 maiores do mundo. Dez são do Norte e oito do Sul. Os do Norte
movimentaram 51,6 milhões de TEU, os do Sul apenas 23,4 milhões de TEU mas
cresceram mais depressa. Sines é, claro, o 18.º.
Roterdão lidera com 12,2
milhões de TEU (menos 0,5% em termos homólogos), seguido de Antuérpia com 9,6
milhões (mais 6,9%) e de Hamburgo com 8,8 milhões (menos 9,3%).
Entre os portos do Velho
Continente que mais cresceram, destaca-se Sines, com um ganho homólogo de 8,3%,
só superado por Southampton, que deu um salto de 41,7% até aos 2,1 milhões de
TEU (14.º).
Entre os perdedores avultam os
casos de São Petersburgo (a cair 27,8% para 1,7 milhões de TEU; 16.º
classificado), de Zeebrugge (menos 23,8%, 1,6 milhões de TEU e 17.º
classificado) e de Gioia Tauro (menos 14,1%, 2,6 milhões de TEU e 12.º). In “Transportes
& Negócios” - Portugal
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