Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Portugal – Concurso de reabilitação da linha férrea entre o porto de Sines e Elvas vai avançar

O Governo vai promover a reabilitação das linhas ferroviárias entre o porto de Sines e Elvas (fronteira do Caia), anunciou o ministro do Planeamento e Infra-estruturas, Pedro Marques, no último Sábado.

O projecto beneficiará de apoio financeiro comunitário e avançará com um primeiro investimento de 18,5 milhões de euros para a requalificação de nove quilómetros da linha ferroviária entre Elvas e a fronteira com Espanha, anunciou o ministro.

A ”primeira empreitada dessa reabilitação (Sines-Caia) começará em Elvas, com a modernização do troço até à fronteira, cujo concurso será lançado no início da Primavera, para que a obra possa concluir-se no próximo ano”, referiu a Lusa, citando Pedro Marques.

A obra consistirá numa renovação completa da actual linha, “com reabilitação de duas pontes, desnivelamento de passagens de nível” e ampliação da estação de Elvas, o que tornará possível receber comboios de mercadorias com 750 metros de comprimento.

Com esta medida, o Governo pretende aumentar a competitividade do porto de Sines, que deseja tornar no principal porto de mercadorias para Madrid, e ampliar a colocação de carga portuguesa no resto da Europa. In “Jornal da Economia do Mar” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário