Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Baía da Lusofonia – Terceiro aniversário

Hoje, dia 01 de Junho de 2015, Dia Mundial da Criança, o blogue “Baía da Lusofonia” comemora o seu terceiro aniversário.

Como afirmámos no texto síntese apresentado no centésimo escrito, na Baía da Lusofonia mareiam simplesmente palavras levadas pelas naus e caravelas portuguesas que aportaram nas enseadas mais recônditas banhadas pelos mares e oceanos. Essas palavras levaram conhecimentos, mas também destruições de costumes milenares, transmitiram alegrias e tristezas, carregaram amores mas também ódios, transportaram sorrisos e lágrimas, acenaram com a riqueza e criaram pobreza, apoiaram a formação de novas famílias através da miscigenação, mas ajudaram também a separar pais dos filhos, homens das mulheres. Normalmente para a história ficam sempre os lados negativos e para esses há que pedir desculpa, mas no fundo fica também uma língua, que será o símbolo da unidade nacional, pois é uma língua que por onde se fala define fronteiras e nesse aspecto é um facto único, com é o exemplo do grande Brasil.

Nestes três anos foram publicados quase 1700 textos, oriundos das mais diversas partes do globo que foram procurados por leitores de mais de uma centena de países e territórios.



Seis países dominam as visitas do blogue “Baía da Lusofonia”, correspondendo a 83% do total. São eles os Estados Unidos da América, 24,9%, Portugal, 18,0%, China, 12,7%, Brasil, 11,0%, Rússia, 10,4% e Alemanha, 6,1%. Num segundo patamar de visitantes estão países como a França, Moçambique, Polónia, Reino Unido, Ucrânia, Holanda, Espanha e Angola.



O texto com mais visualizações de páginas abertas, 1296, foi “Guiné Equatorial – Uma outra linguagem” de 01-03-2014, seguido de “Brasil – Construção da Ferrovia Transoceânica Atlântico-Pacífico”, 591 observações, publicado no dia 10-04-2015 e na terceira posição “Cabo Verde – A nossa história: uma pausa para pensar!”, 452 visualizações editado no dia 04-10-2014.




O blogue “Baía da Lusofonia” vai continuar a divulgar informação em língua galaico-portuguesa, aberto a contributos que desejem mostrar realidades locais, sempre numa base construtiva, promovendo as notícias na quinta língua mais falada no mundo, a terceira do mundo ocidental, a segunda com presença universal e a primeira mais pronunciada no Hemisfério Sul. Baía da Lusofonia




Sem comentários:

Enviar um comentário