Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Colóquio China – Países de Língua Portuguesa

Colóquio sobre zonas económicas especiais com participação lusófona

O Centro de Formação do Fórum de Macau está a realizar um colóquio sobre zonas económicas especiais nos países de língua portuguesa, em que participam 28 representantes da lusofonia.

Organizada pelo Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, a iniciativa, com palestras e visitas de estudo, desenrolar-se-á em Macau e na Zona Económica de Desenvolvimento de Nansha, na província vizinha de Guangdong, até ao próximo dia 18.

O colóquio, que tem a Universidade de Macau como entidade colaboradora, visa “consolidar o intercâmbio para explorar a viabilidade da construção destas zonas”, afirmou o secretário-geral do Secretariado Permanente do Fórum Macau, Chang Hexi, em declarações aos jornalistas, no final da cerimónia de abertura, na última segunda-feira.

“A China tem uma rica e bem-sucedida experiência de implementação de zonas económicas especiais” e, depois da abertura, estabeleceu cinco, tendo criado também várias ‘zonas abertas’ em cidades do litoral, o que proporcionou um “salto” na sua economia, realçou Chang Hexi, no seu discurso, destacando que a partilha dessa “experiência” vai ao encontro da estratégia delineada no quadro da cooperação sino-lusófona.

O mesmo responsável ressalvou, porém, que se trata de um “trabalho muito complicado”, o qual carece da participação de empresas e do apoio dos governos.

Os participantes do colóquio são oriundos da Guiné-Bissau (cinco), Angola, Brasil, Moçambique, Portugal e Timor-Leste (cada uma com quatro) e Cabo Verde (três).

De Portugal participam representantes da AICEP (Agência para o Investimento e o Comércio Externo de Portugal), das Estradas de Portugal e da Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Ministério da Agricultura e do Mar. in “Ponto Final - Macau

Sem comentários:

Enviar um comentário