Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 11 de novembro de 2012

Petróleo


Segundo o Dakaractu.com que veicula uma notícia do sítio de informação para África “La lettre du Continent” a companhia petrolífera Oryx Petroleum começou, com alguma descrição, o trabalho de exploração de petróleo na área “offshore” controlada pela Agência de Gestão e Cooperação (AGC), um área marítima comum ao Senegal e à Guiné Bissau. Mais adianta que a exploração petrolífera poderá obter resultados já em 2014 e está a despertar o empenho das autoridades de ambos os países, cujas participações nas rendas de exploração, são de 80% para o Senegal e 20% para a Guiné Bissau.

            O antigo presidente senegalês Abdoulaye Wade tentou renegociar a gestão da AGC por considerar excessiva a percentagem que cabia à Guiné Bissau e perante as notícias promissoras de haver petróleo nas águas de Casamansa, não será difícil de prever que o actual presidente senegalês Macky Sall, tente rever este acordo.


            Esta informação está a preocupar as autoridades senegaleses pois é susceptível de fazer endurecer as actividades do Movimento das Forças Democráticas de Casamansa (MFDC), que há mais de trinta anos lutam pela independência do seu país. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário