Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Casamansa I


Face à revolta dos militares naturais da Casamansa, o exército senegalês encontra-se ineficaz.

            Diante dos repetidos apelos à resistência dos militares naturais de Casamansa ao exército senegalês, aumenta a apreensão no Senegal.

            O governo senegalês, que não exclui uma reunião iminente de vários militares do ramo armado do Movimento das Forças Democráticas de Casamansa no campo de Atika, enviou esta sexta-feira, 09 de Novembro de 2012, o coronel El Hadji Babacar Faye, comandante das forças senegalesas em Ziguinchor para assumir a liderança e tentar abortar a onda de revolta que parece inevitável, de acordo com diversas fontes militares.

            O coronel Faye declarou: “ Nós visitámos todos os filhos de Casamansa que estão aqui e que constituem um pilar do exército nacional. Nós visitámos a sua história, as virtudes que eles incorporam. Nós pedimos aos jovens para se inspirarem.”

            E acrescenta “o dever de memória é necessária como um reconhecimento moral e identitário dos cidadãos para aqueles que sacrificaram na defesa de valores.”

            Quando os Casamanseses se recolhem sobre várias valas comuns em Djifaghor, Pointe Saint-Georges, Point de Niambalang, dificilmente este género de mensagem tem acolhimento junto dos jovens que pretendem conhecer a verdade sobre o seu passado.

            Para melhor fazer aceitar a sua abordagem, o coronel Faye anuncia que o campo militar senegalês de Bignona levará o nome do Tenente Landing Mancadiang, que serviu no Corpo Tirailleurs (1) do exército francês de 1909 a 1940. O mesmo Tenente que é homenageado junto com os seus irmãos de armas por estes escritos originais no monumento aos mortos em Ziguinchor: “A Casamansa tem os seus mortos pela França”. Balanta Mané – Casamansa in “le Journal du Pays”

Tradução Baía da Lusofonia

(1)    O Corpo Tirailleurs foi criado em 1857 por Louis Faidherbe, governador-geral da África Ocidental Francesa. 

Sem comentários:

Enviar um comentário