Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 10 de novembro de 2012

Elefantes


Os elefantes estão em risco de extinção na Reserva de Mareja, no Parque Nacional das Quirimbas, no distrito moçambicano de Cabo Delgado, devido à caça furtiva levado a cabo por caçadores sem escrúpulos, que vêem nos cornos de marfim, um lucrativo modo de vida.

O Parque Nacional das Quirimbas que ocupa uma área de 7 500 km2, abrangendo ecossistemas marinhos e terrestres, tem um diminuto corpo de guardas florestais para intervir numa tão vasta região, onde os caçadores furtivos actuam impunemente apoiados por meios aéreos.

Nos últimos meses têm-se verificado um aumento da captura de elefantes, tendo sido abatidos fêmeas e espécimes juvenis, cujo tamanho do corno de marfim, não tem valor comercial, pondo em risco a sobrevivência dos elefantes, sem que haja da parte das autoridades locais moçambicanas, qualquer intervenção para fazer cobro a este tipo de actividade.

A procura por marfim por parte dos mercados asiáticos, que pagam um bom preço por este produto, a falta de vigilância apropriada para uma região com uma área enorme e por vezes o colaboracionismo entre os agentes de fiscalização e os caçadores furtivos são uma preocupação para as autoridades nacionais, que se torna necessário alertar o mundo para este problema, o da vida animal selvagem, que não é um problema moçambicano, mas sim de toda a comunidade internacional. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário