Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Goa



 Semana da Cultura Indo-Portuguesa
11 a 15 de Outubro de 2012

Passado mais de 50 anos da saída dos portugueses da Índia, a cultura portuguesa continua presente em Goa. O número de estudantes de português tem vindo a registar um crescimento regular nos últimos anos. A Língua Portuguesa faz hoje parte dos currículos do ensino secundário e superior em mais de três dezenas de instituições. A Universidade de Goa, sendo a única em todo o subcontinente indiano a oferecer o Mestrado em estudos portugueses, conta com um leitorado do Instituto Camões, apoiado por um Centro de Língua Portuguesa. Ainda a nível do ensino superior, são, desde este ano, dois os colégios a oferecerem a licenciatura em Português.

A música, tradições e hábitos alimentares de influência portuguesa continuam presentes em muitas famílias que continuam a acompanhar os acontecimentos em Portugal.

O interesse em manter viva a herança portuguesa levou a que um grupo de figuras destacadas da sociedade civil local - apoiado pelo Consulado-Geral de Portugal, Instituto Camões e Fundação Oriente - a organizar anualmente uma Semana Cultural em Goa que trouxe desde 2008 à Índia algumas das mais relevantes figuras e produções do panorama cultural nacional.

A última edição, em 2011, contou com a presença do grupo “Deolinda” no seu primeiro concerto na Ásia, a escritora Raquel Ochoa, Prémio Revelação Agustina Bessa Luis, uma mostra alargada de cinema português contemporâneo, a exposição retrospectiva de um dos mais conceituados pintores goeses, Vamona Sinai Navelcar, que fez parte dos seus estudos artísticos em Portugal, assim como diversas outras iniciativas de natureza cultural.

Tendo em conta o bom acolhimento das edições anteriores, os organizadores da iniciativa decidiram, este ano, organizar a sua edição em Portugal, com vista oferecer ao público português uma mostra alargada da cultura e tradições goesas, reconhecendo que a melhor forma de preservar a herança cultural portuguesa em Goa seria através de um melhor conhecimento mútuo e estreitamento dos laços de amizade entre as duas sociedades.

À margem das iniciativas de natureza cultural a ter lugar em Lisboa, decorrerão ainda, dia 10, um encontro entre agentes e operadores turísticos de Goa e Portugal, promovido pela Associação Portuguesa de Agências de Viagem e Turismo, com vista à promoção dos fluxos turísticos nos dois sentidos, assim como encontros de negócios entre empresários portugueses e goeses, organizados dia 11 e 12 pela Associação Industrial Portuguesa, a Associação Comercial de Lisboa, InvestLisboa e Câmara Municipal de Lisboa.

A programação deste ano tem o patrocínio da Câmara Municipal de Lisboa, Fundação Champalimaud, Fundação OrienteCamões, Instituto da Cooperação e da Língua,Cinemateca Portuguesa , Associação Industrial Portuguesa, Associação Comercial de Lisboa, InvestLisboa, Associação Portuguesa de Agências de Viagem e Turismo, Casa de Goa, Comunidade Hindu de Portugal, Hotéis SANA, Vinhos Monte da Ravasqueira, Sociedade Fomento/Hotel Cidade de Goa e Embaixada da Índia em Lisboa.

A programação cultural decorrerá entre 11 a 15 de Outubro, em Lisboa, compreendendo as seguintes actividades:
                                             
Exibição de fotografia retratando a  sociedade, cultura e   tradições de Goa por três conhecidos artistas de Goa, Assavri KulkarniSanjeev Sardessai ePantaleão Fernandes. A exposição tem lugar no Centro de Investigação da Fundação Champalimaud, edifício da autoria do arquiteto de origem goesa, Charles Correa.
Encontra-se aberta ao público do dia 12 ao dia 26 de Outubro, entre as 8.00h e as 20.00h. Entrada livre.
                          
 Breve ciclo de cinema goês

    
      Dia 12, na Cinemateca Nacional
    19.00h - Debate sobre cinema goês e português e sua participação nos festivais   de cinema em Portugal e na Índia.
        Painel:Fernando Vendrell,Paulo Trancoso, Luis Galvão Teles Rajendra Talak,                           Prashanti Talpankar tendo como moderador Francisco Veres Machado

      19:30h – Exibição do filme “Poltodacho Munis”, de Laxmikant Shetgaonkar
     Bilhetes podem ser adquiridos na Cinemateca. Geral: 3.20 euros
       Dia 14, no Museu do Oriente
        15.30h – Jagoor – O Despertar”, de Sangramsinh Gaikwad
       18.00 h - Ó Maria”, de Rajendra Talak
      Entrada livre

Concerto de Música e danças tradicionais de Goa.No Fórum Lisboa, dia 12, às21.00h.


Com Sonia Shirsat e Pravin Gaonkar, grupo de dança   “Kanta Gaude” de Goa e grupo de dança da  Comunidade Hindu de Portugal.
Durante este evento será lançado um DVD sobre danças tradicionais de Goa, realizado por Nalini Elvino de Sousa e o CD “Fado Raga”, de música de fusão de inspiração ocidental e indiana por Sonia Shirsat e Pravin Gaonkar
Bilhetes podem ser adquiridos em ticketline (www.ticketline.sapo.pt)  a partir de 1 Out.; para informações adicionais contactar: Casa de Goa, Calçada do Livramento 17, 1350 Lisboa; tel – 213 930 078, das15.00 às 19.00h)

Danças tradicionais de Goa, pelo Grupo “Kaunta Gaude” na Praça Martim Moniz,      dia 13 às 17.00h
 Espetáculo público

Festival de comida tradicional goesa. Hotel SANA Lisboa (Avenida Fontes Pereira de Melo, 8, 1069-310 Lisboa), dia 13, às 20.30h.

Para reservas contactar: reu.lisboa@sanahotels.com; Casa de Goa (Calçada do Livramento, 17, 1350 Lisboa; 213 930 078; 964 513 339 das 15.00 às 19.00h).

Dia 15, Sede do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua
     

             Entrada livre





Sem comentários:

Enviar um comentário