Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

Galiza - Lançamento do livro A Santiago em romaria vem, na livraria Couceiro de Compostela

O evento decorrerá na quinta-feira, dia 26 de fevereiro, às 19h na livraria Couceiro de Compostela (praça de Cervantes, 6), e nele participarám as autoras da coletánea, as professoras Yara Frateschi e Isabel Morán e o professor José António Souto Cabo, e em nome da editora falará Luigi Cavaliere, coordenador do volume


A Santiago em romaria vem: a lírica galego-portuguesa e Compostela, propõe um mergulho acessível no universo da literatura galego-portuguesa medieval, explorando seus principais protagonistas, a riqueza das cantigas e o papel central de Santiago de Compostela nesse cenário cultural.

Nesta coletânea, Santiago surge como cenário vivo de uma arte que unia palavra, música e emoção. Entre ruas e claustros, entre o sagrado e o profano, ecoam as vozes dos trovadores que fizeram da cidade um ponto de encontro e de difusão poética. As cantigas aqui reunidas revelam um tempo em que a poesia circulava como gesto de celebração, deixando em Compostela o rasto de uma das mais belas tradições líricas da nossa língua.

A Santiago em romaria vem: a lírica galego-portuguesa e Compostela convida a um reencontro com as origens da poesia em nossa língua. Nascida no noroeste da Península Ibérica, entre os séculos xii e xiv, a poesia galego-portuguesa representa o primeiro crescimento literário das terras que hoje partilham uma mesma herança linguística e cultural.

Santiago de Compostela — centro espiritual, político e artístico da Idade Média peninsular — foi o espaço privilegiado onde essa tradição trovadoresca se expandiu e ganhou forma.

Autoria:

Yara Frateschi Vieira nasceu no Brasil. É professora titular, aposentada, de Literatura Portuguesa da Universidade Estadual de Campinas. Tem se dedicado, especialmente, ao estudo da lírica galego-portuguesa, área na qual publicou numerosos artigos e livros, entre os quais En cas dona Maior: os trovadores e a corte senhorial galega no século xiii (Santiago de Compos tela, 1999); Henry R. Lang: O cancioneiro de D. Denis e estudos dispersos, edição organizada em conjunto com Lênia Márcia Mongelli (Niterói, 2010); Mulleres medievais. Textos e imaxes na lírica galego-portuguesa, coord. de Esther Corral Díaz e Yara Frateschi Vieira (Santiago de Compostela, 2023).

Maria Isabel Morán Cabanas nasceu na Galiza. É professora titular na área de Filologias Galega e Portuguesa da Universidade de Santiago de Compostela e dedica-se especialmente ao estudo dos períodos medieval, renascentista e barroco de uma perspetiva multidisciplinar e comparatista, sobretudo no âmbito do neotrovadorismo. Publicou numerosos artigos e livros em coautoria ou autoria individual, entre os quais Traje, gentileza e poesia: O campo semântico do Cancioneiro Geral de Garcia de Resende (Lisboa, 2001) e Poesia, espetáculo e peregrinação na Corte portuguesa (Berlin, Bruxelles, Chennai, Lausanne, New York, Oxford, 2025).

José António Souto Cabo nasceu na Galiza. É professor catedrático na área de Filologias Galega e Portuguesa da Universidade de Santiago de Compostela. A sua atividade académica centraliza-se na análise das coordenadas sociológicas e espaço temporais da lírica galego-portuguesa e também no estudo e edição de textos medievais. Entre as suas publicações mais recentes, encontram-se Rui Vasques: Crónica de Santa Maria Íria (Santiago de Compostela, 2001) e Os cavaleiros que fizeram as cantigas: Aproximação às origens socioculturais da lírica galego-portuguesa (Niterói, 2012). In “Portal Galego da Língua” - Galiza


Sem comentários:

Enviar um comentário