A
construção do primeiro troço da linha férrea que há-de ligar a Tanzânia ao
Burundi e Ruanda iniciar-se-á a 5 de Maio, a cargo da portuguesa Mota-Engil e
da turca Yapı Merkezi
A cerimónia de lançamento da
primeira pedra do troço Dar es Salaam-Morogoro aconteceu no passado dia 12 e
contou com a presença do presidente tanzaniano.
Nesta primeira fase esta em
causa a construção de uma linha com 207 quilómetros de extensão, de bitola UIC,
em via única electrificada, preparada para velocidades de 160 km/hora no
tráfego de passageiros e de 120 km/hora no tráfego de mercadorias.
A nova linha seguirá de perto
o traçado da actual via métrica e deverá estar concluída em Outubro de 2019.
Numa segunda fase (que a
Turquia se propõe financiar), a nova linha será prolongada em 336 quilómetros,
de Mongororo até à capital Dodoma.
Mais tarde serão feitas as
ligações aos portos de Kigoma (no lago Tanganyika) e de Mwanza (no lago
Victoria). E para mais tarde ainda está prevista a criação da linha que ligará
aos vizinhos Ruanda e Burundi, garantindo-lhes o acesso ao porto de Dar es
Salaam, no Índico.
No imediato, o troço a
construir pela Mota-Engil e pelos turcos terá seis estações, incluindo o porto
seco de Ruvu. O tráfego anual de mercadorias previsto é de 17 milhões de
toneladas. In “Transportes & Negócios” - Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário