Baía de Bengo |
Baía de Tibar |
Entretanto em Timor Leste, ficaram pré
qualificados para a construção, operação e manutenção do porto de Tibar, cujas
obras devem iniciar-se no ano de 2015 e cuja operacionalidade deverá ocorrer no
ano de 2017, quatro empresas, o consórcio entre as empresas portuguesas, Mota
Engil Ambiente e Serviços, Mota Engil Engenharia e Construção e a belga Besix
Group, a empresa inglesa POSNCO, subsidiária da DP World do Dubai, a empresa
filipina ICTSI e a empresa francesa Bollore Consortium. Na primeira fase foram
excluídas duas empresas chinesas, uma indonésia e uma australiana.
O porto que terá capacidade para um milhão de
toneladas ano no transporte de mercadorias e servirá também para o transporte de
passageiros, será concessionado por 30 anos, numa parceria público-privada
entre o governo timorense e a empresa vencedora do concurso internacional. Baía da Lusofonia
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