CP Carga perto dos 100 comboios semanais em
Sines.
Foto: Porto de Sines |
A parceria com a MSC Portugal de carga
contentorizada, mais os comboios comprados pela CMA CGM, deverão terminar a
última semana do mês de Março com uma média que aponta 96 circulações do
operador ferroviário CP Carga em Sines. Os números justificam-se no movimento
semanal de comboios de contentores com origem e destino no Terminal XXI do
Porto de Sines.
De acordo com dados a que a webrails.tv teve
acesso, o movimento ferroviário da CP Carga no Terminal XXI, operado pela PSA
Sines, deverá apresentar, entre 24 e 30 de Março, 43 entradas e o mesmo número
de saídas com destino a Lisboa – Bobadela, e Riachos. A que que se acrescenta o
tráfego com origem e destino em Leixões, com 5 circulações em cada sentido.
Números que se encaixam dentro do intervalo de capacidade definido pela PSA
Sines junto do terminal ferroviário, ” actualmente a PSA Sines tem duas linhas
que operam diariamente entre 6 a 8 comboios diários.”
No entanto a CP Carga e o terminal
ferroviário já apresentaram números semanais superiores a uma centena de
comboios. Como aconteceu no passado mês de Fevereiro, nas circulações especiais
onde a operadora foi chamada a traccionar cerca de 140 composições. Na altura,
os conflitos laborais do porto de Lisboa determinaram o desvio urgente de um
navio do armador Maersk para Sines. Uma situação superada com sucesso, revelou
fonte da CP Carga, também devido à entrada de uma nova grua no terminal
ferroviário.” A operação ao nível da eficiência duplicou “, referiu, indicando
a possibilidade actual da operação de carga e descarga nas duas vias em
simultâneo, contra a situação anterior que só permitia a manobra numa via.
Entretanto, para optimizar mais o tráfego de
contentores no porto de Sines por via férrea, outros factores estão a ser
preparados. Um deles decorre do aumento do terminal ferroviário que acompanha a
expansão do Terminal XXI. “A
movimentação de contentores dos nossos clientes no nosso terminal cresceu,
consequentemente o nosso objectivo passa por expandir o número de vias para 4
[existem no presente duas vias]. Actualmente temos um acordo com a CP Carga que
prevê aumentar o número de comboios diários para 18“, indicou fonte do gestor
do Terminal XXI.
A recente introdução de um guindaste de
pórtico sobre pneus (RTG) veio permitiram agilizar a operação, indicou fonte
próxima do processo. Um ganho na optimização que “permite operar duas linhas, e
carregar e descarregar dois comboios” em simultâneo, referiu. Evolução que
comporta, no terminal ferroviário, receber e expedir comboios em intervalos que
poderão vir a ser inferiores a três horas com manobras incluídas. Como suporte
no processo de carga e descarga dos contentores fazem ainda parte dois Reach
Stackers, alocados à operação ferroviária.
Apesar dos números diários ainda terem margem
de progressão no terminal, o constrangimento da operação ferroviária surge logo
na Linha de Sines. A diminuição dos canais disponíveis é uma dos questões
apontadas, juntamente com as pendentes de infraestrutura, como é o caso da
rampa de Ermidas. Onde a operação pode representar cerca de menos 300 toneladas
por comboio. Valor que na MSC se pode expressar no número final de contentores
(normal 44 TEU/comboio) com implicação nos ganhos de eficiência, ou na
limitação de tracção máxima de um comboio por parte da CP Carga. Rui Ribeiro – Portugal in “Webrails.tv”
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