Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Filipinas – Inauguração da exposição “Portugal Divino!”

Foi inaugurada em Manila, nas Filipinas, a exposição “Portugal Divino!”, iniciativa que pretende celebrar a cultura portuguesa e também assinalar os 100 anos da aparição de Fátima aos três pastorinhos. Entre os artistas participantes está Arlinda Frota, com mais de uma centena de trabalhos


A exposição “Portugal Divino!”, nas Filipinas, já estava pensava há vários anos mas só agora se materializou, levando a Manila algumas “maravilhas” portuguesas que representam a sua cultura. A iniciativa conta com a presença da artista Arlinda Frota, que levou à capital filipina 108 trabalhos, na sua maioria pensados para este evento específico. “São trabalhos que levam muito tempo a ser feitos. São muitas horas, meses às vezes. Alguns foram começados em 2012 mas depois suspendi e recomecei há cerca de ano e meio quando retomámos o diálogo [para participar no evento]”, disse Arlinda Frota ao Jornal Tribuna de Macau.

De acordo com a artista, a exposição “já estava imaginada e pensada há muito tempo”, mas foi sendo adiada até este ano, uma data que acabou por ser feliz devido ao “centenário de Fátima”, temática também incluída no certame. “Achei muito bem este intercâmbio de relações e aceitei de imediato”, acrescentou Arlinda Frota, tecendo elogios à organização do evento.

Para a mostra em Manila, a artista, que é especialista em trabalhos feitos em porcelana, explicou que associou o contexto “sobre Fátima” à azulejaria portuguesa com “vários azulejos pintados e emoldurados” por si. “Tenho uma outra apresentação que é da cultura e tradições filipinas. Tentei representar um apanhado da cultura filipina, da sua herança, fábulas e os montes sagrados das Montanhas de Chocolate, que se pretende que sejam Património Mundial da UNESCO”, contou.

Os trabalhos estarão disponíveis para coleccionadores, explicou Arlinda Frota, enquanto os restantes “regressarão em tempo oportuno à casa-mãe”.

A exposição, que conta com o apoio do Consulado de Portugal em Manila, estará patente até 6 de Junho de 2017, e envolve algumas referências portuguesas em termos de marca, como Bordallo Pinheiro, Vista Alegre, roupas do estilista Ricardo Preto, entre outros.

Dupla exposição em Macau em 2017

Após a exposição em Manila, Arlinda Frota rumará a Lisboa para inaugurar uma nova mostra a 8 de Julho. Para o final do ano está prevista uma dupla exposição em Macau, em Outubro e Dezembro, com temáticas já pensadas, bem como uma em Xangai “para finais de Setembro ou princípios de Outubro”. Em agenda está ainda uma exposição em Taiwan, embora só em 2018. Segundo a artista, as temáticas para as exposições serão diferentes, abordando sempre uma “relação com o local” onde vão ser apresentadas. Pedro Santos – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”

Sem comentários:

Enviar um comentário