Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 29 de março de 2017

Angola – Cooperação com a Guiné Equatorial

Os governos de Angola e da Guiné Equatorial pretendem reforçar a cooperação bilateral nos domínios da formação de quadros, transportes, agricultura e pescas, foi anunciado, durante a visita de Estado do Presidente equato-guineense, Teodoro Obiang, a Luanda.

O secretário de Estado dos Assuntos Exteriores e Cooperação da Guiné Equatorial, Domingo Mituy, explicou que a visita realizada Luanda é uma demonstração da vontade de “reforçar a cooperação inexistente” por parte dos dois chefes de Estado.

O governante acrescentou que, entre outras coisas, a Guiné Equatorial “pode oferecer” a Angola as universidades do país, para formação de quadros. Por sua vez, Angola deve participar no processo de formação de professores para leccionar o português naquele país, desde 2015 membro da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Durante a visita, de poucas horas, Obiang foi recebido no palácio presidencial pelo chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, tendo ambos reunido em privado, ao mesmo tempo que delegações ministeriais dos dois países acertavam, em conversações oficiais, novos mecanismos de cooperação.

Em declarações aos jornalistas, a secretária de Estado da Cooperação de Angola, Ângela Bragança, explicou que foi aprovada a criação de uma comissão técnica que vai avaliar o cumprimento dos oito acordos de cooperação e dois protocolos assinados entre os dois países, em áreas como a defesa, interior, petróleo e ensino superior, entre outros.

A cooperação, disse ainda, vai ser reforçada com um novo acordo técnico aprovado entre Angola e a Guiné Equatorial.

O estabelecimento de ligações aéreas entre as duas capitais, Luanda e Malabo, está igualmente em cima da mesa.

Angola está a formar 200 oficiais das forças de segurança da Guiné Equatorial e as duas petrolíferas estatais estão a estudar um reforço da cooperação, nomeadamente na área do gás. In “Rede Angola” - Angola

Sem comentários:

Enviar um comentário