Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

São Tomé e Príncipe - Lançamento serviço electónico para fomentar ambiente de negócios

São Tomé – O Governo de São Tomé e Príncipe realizou na passada terça-feira, 16 de Fevereiro de 2016, o lançamento de uma plataforma digital, o GUICHÉ-GUINET, que permite a constituição de uma empresa em menos de uma hora, propiciando o melhoramento do ambiente de negócios no país, informou Ilma Salvaterra, a directora do serviço.

Esta iniciativa que contou com o apoio do Banco Mundial, BM e do Millennium Challenge Corporation, (MCC), de acordo com a directora, fornece automatização de todos os documentos inerentes a constituição de uma empresa, nomeadamente a escritura pública, certidão de utilidade e de entre outros, para que o país “melhore nos indicadores de Doing Business”, que é um projecto do BM que elabora um relatório de facilidade de fazer e prosseguir com os negócios em diversos países do mundo.

A directora que almeja proveitos deste novo serviço assegurou que espera, através desta plataforma electrónica, a presença de “mais investidores, mais emprego e mais economia”.

Maria Antónia Valadares, representante do BM que participou no acto inaugural, reconheceu e enalteceu os esforços do país, tendo exortado mais processos de reformas estruturais para melhorias do ambiente de negócios, para estimular os investimentos privados quer ao nível nacional como estrangeiro para aumentar a competitividade no ambiente dos negócios.

O ministro de defesa Carlos Stock que acumula as funções actuais do Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos que tutela os serviços do GUICHÉ-GUINET em São Tomé e Príncipe, reconhecendo a utilidade deste serviço, assegurou que, com a sua materialização e na base dos princípios de economicidade e da descentralização, torna necessário disponibilizá-lo à região Autónoma de Príncipe, nos distritos e postos consulares.

O novo serviço de Guiché Único, o GUICHÉ GUINET, segundo os empresários nacionais vem inviabilizar a antiga burocracia e os demais constrangimentos para a criação de negócios no país, permitindo, actualmente, o Doing Business colocar São Tomé e Príncipe ao nível africano em segundo lugar e no 31º ao nível mundial na abertura de empresas. In “Agência Noticiosa de São Tomé e Príncipe” – São Tomé e Príncipe

Sem comentários:

Enviar um comentário