Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Canadá – Nelly Furtado e a sua origem

"Tenho muito orgulho em ser portuguesa", disse à Lusa a cantora Nelly Furtado. "É uma parte importante de mim". A lusodescendente salientou que "não estaria" onde está se não fossem as suas "raízes e o público de lusodescendentes do mundo inteiro" que dão "uma força muito grande" à sua carreira.

"Desde pequena que adoro a cultura, a língua, a dança, as festas" portuguesas. E embora cante em inglês, confessa que a sua música tem "muitas influências portuguesas" o que a deixa "orgulhosa".

A cantora salienta ainda que os jovens lusodescendentes "devem seguir os seus sonhos, celebrar as suas diferenças, a sua alegria, as suas raízes e as suas famílias (...), estarem orgulhosos" delas. "Tudo o que quiserem fazer é possível, as diferenças tornam-nos únicos", disse Nelly Furtado.

A condecoração em 2014, com a comenda da Ordem do Infante D. Henrique foi uma honra para a cantora.

Nelly Furtado nasceu no Ontário, Canadá, numa família proveniente dos Açores e vendeu mais de 20 milhões de discos e conquistou em 2002 um prémio Grammy com o título "I'm like a bird".

Em 2004, compôs a canção “Força”, que acompanhou a seleção portuguesa de futebol, ao longo da fase final do campeonato europeu.

Ao longo da última década, Nelly Furtado vendeu mais de 20 milhões de discos e conquistou mais de seis dezenas de prémios internacionais de música, entre os quais os prémios MTV, Billboard, Juno, Britt e Teen, entre outros.

Na digressão pela Suíça, no quadro do 20.º aniversário dos espetáculos de "Art on ice", que reúnem estrelas da música e campeões de patinagem artística, Nelly Furtado cruza-se com o patinador Stéphane Lambiel, que também tem raízes portuguesas.

"Quando canto, sinto a essência da saudade, do fado, da música portuguesa, mesmo se estou a cantar em inglês". "Stéphane tem algo que, para mim, é muito português - é muito apaixonado, é muito luso", afirmou.

O patinador Stéphan Lambiel, filho de pai suíço e mãe portuguesa, foi campeão do mundo em 2005 e 2006. In “Sapo Lifestyle” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário