Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Porto de Sines no 1º Trimestre de 2014

Porto de Sines movimenta 8,2 milhões de toneladas de mercadorias no 1.º Trimestre

O Porto de Sines registou nos primeiros três meses de 2014 um movimento de 8,2 milhões de toneladas de mercadorias, o que correspondeu a um aumento de 6,5% em relação ao mesmo período do ano transacto.

Na carga contentorizada foram movimentados 271 210 TEU de Janeiro a Março do corrente ano, representando uma operação média mensal de mais de 90 mil TEU e a uma variação homóloga trimestral de 43,3%. Foi o melhor crescimento da Península Ibérica em contentores, sendo um índice de crescimento superior aos seus principais concorrentes: Valência, Algeciras e Barcelona.

A evolução global do Porto de Sines esteve associada à subida do segmento da carga geral que cresceu 36,5%, compensando a diminuição na movimentação nos granéis líquidos, já prevista devido à paragem para manutenção técnica da Refinaria de Sines. Os granéis sólidos registaram também um ligeiro decréscimo devido à diminuição de importação de carvão. Ainda assim, foi o melhor primeiro trimestre de sempre em tonelagem de mercadorias movimentadas.

Neste primeiro trimestre, foram operados 478 navios, correspondendo a um aumento de 15,7% em comparação com o mesmo período de 2013.

Estes indicadores demonstram o crescimento sustentado desta infraestrutura portuária que deve ser associado ao empenho de toda a comunidade portuária em potenciar o desenvolvimento do Porto de Sines. Porto de Sines - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário