Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 1 de abril de 2014

Córsega

A ilha da Córsega, situada no mar Mediterrâneo com uma área de 8 681 Km2, teve no passado Domingo a segunda volta das eleições municipais francesas, tendo pela primeira vez uma candidatura nacionalista ganho uma das principais cidades da ilha.

O acontecimento deu-se na cidade de Bastia, a segunda cidade da ilha, com uma população aproximada de 43 mil habitantes, num total de trezentos mil, o número de cidadãos que vivem na Córsega, através da candidatura “Inseme per Bastia” (Juntos por Bastia), liderada por Gilles Simeoni, advogado, filho de um dirigente histórico da União do Povo Corso, o médico Edmond Simeoni.

Bastia é a capital da Alta Córsega, região norte da ilha, tem o principal porto da ilha e a candidatura nacionalista obteve nesta segunda volta das eleições municipais, 55,4%, vencendo a coligação de esquerda com 44,6% dos votos, totalizando a abstenção os 18%. Nas últimas eleições municipais realizadas no ano de 2008, os nacionalistas não ultrapassaram os 25%, conseguindo agora, mais que duplicar a percentagem de votos. Baía da Lusofonia

Gilles Simeoni – Natural de Bastia onde nasceu a 20 de Abril de 1967, advogado, conselheiro da Assembleia da Córsega e eleito Maire de Bastia no passado Domingo, 30 de Março de 2014. Membro do partido nacionalista corso “Inseme per a Corsica”

Sem comentários:

Enviar um comentário