Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 28 de julho de 2012

Sintra

No próximo dia 03 de Agosto de 2012 reinicia, mais uma vez, a circulação de eléctricos entre a Estefânia em Sintra e a Praia das Maçãs, numa distância aproximada de 11 km.
O início do transporte de passageiros por estes famosos eléctricos remonta a 31 de Março de 1904, tendo sido o seu maior percurso entre a Vila Velha em Sintra e a Azenhas do Mar nos anos de 1930 a 1958, numa extensão de 14 mil e 600 metros. Mais tarde quando a ligação entre o comboio e o eléctrico termina, a circulação destes veículos teve uma drástica redução devido à falta de passageiros, pondo naturalmente em risco a sua manutenção.
Estes eléctricos centenários em qualquer cidade do mundo civilizado seriam uma enorme fonte de receita, desde que fossem realizados investimentos apropriados que levassem de novo a circulação destas relíquias ao centro histórico e quem sabe a Seteais ou Monserrate. É possível fazer conviver o automóvel e qualquer veículo antigo, há tantos exemplos por esse mundo fora.
O município de Sintra quando fala destes eléctricos é para justificar os custos com a manutenção dos mesmos, como se estivesse a deitar dinheiro ao lixo, não percebendo, pois os autarcas não têm origem nesta bela vila, que o eléctrico de Sintra pode e deve ser uma boa fonte de receita para a autarquia.
Se vive em Portugal, de sexta a domingo, tente aproveitar a viajar nestes lindos eléctricos. Se for uma empresa sediada na zona de Lisboa e tem clientes estrangeiros, tente levá-los a fazer esta viagem. Se é um estrangeiro em turismo por este Património que é Sintra classificado pela Unesco, desejo que tenha mais sorte que uma turista australiana, que no final da década de setenta do século passado, veio de propósito da sua terra natal para fazer esta viagem, ficando desiludida com a ausência do transporte foi para a comunicação social reclamar. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário