A fabricante sul-coreana
Hyundai Heavy Industries (HHI), líder global de construção naval, vai encerrar
a representação em Angola brevemente. A informação consta de um comunicado de
imprensa enviado ao Banco Nacional de Angola, que apela aos órgãos estatais e
privados a contactarem o departamento de controlo cambial para a cobrança de
possíveis dívidas.
Não se conhecem as motivações
oficiais que levaram a companhia, com cerca de 10% de quota no mercado, a
deixar Angola. Mas vários observadores, como o propritário da concessionária
automóvel que representa a marca em Luanda, supeitam que a decisão esteja
associada à conjuntura económica, sobretudo nos petróleos. No entanto, Jaime
Freitas acredita que a decisão da fabricante sul-coreana “não vá acarretar” elevados
prejuízos. “Eles têm um técnico a cobrir a Nigéria e Angola, mas passa mais
tempo lá porque a nossa actividade petrolífera (exploração e desenvolvimento
está muito reduzida)”, sublinha.
A divisão industrial da
Hyundai resultou no ‘FPSO Grande Plutónio’, um navio de produção, armazenamento
e transbordo, operado pela BP, e que acaba por ser uma instalação de produção
em ‘offshore’ com o formato de um navio, armazenando crude em tanques.
Os FPSO podem ser utilizados
como instalações de produção para desenvolver campos petrolíferos marginais ou
em águas profundas, distantes das infra-estruturas de transporte, sendo
utilizados em todo o mundo desde os anos 1970.
Em Setembro de 2007, a BP e os
parceiros da Sonangol Sinopec International lançaram o FPSO num investimento de
cinco mil milhões de dólares, para o desenvolvimento do projecto Grande
Plutónio, no Bloco 18 (a 160 quilómetros de Luanda).
Antes, em Agosto de 2001, a
petrolífera norte-americana Exxon Mobil concedeu a um consórcio de três
empresas, liderado pela Hyundai, um contrato para construir uma instalação
flutuante de produção, armazenamento e descarregamento para o complexo de
quatro campos de Kizomba, que opera em Angola, no bloco 15.
O navio Kizomba-A tem um peso
de 81.000 toneladas, possui 285 metros de comprimento, 63 de largura e 32 de
altura. É capaz de armazenar 2,2 milhões de barris de petróleo bruto e
processar 250 mil e pode acomodar 100 pessoas.
A Hyundai Heavy Industries é a
maior empresa de construção naval do mundo, com sete divisões de negócios:
motor e máquinas, equipamentos de construção, electroeletrónicos, instalações
industriais e engenharia, construção naval, energia verde e offshore e
engenharia.
Entre os vários produtos da
empresa incluem-se os ‘containers’, LNG Carrier, navios de guerra, fábricas de
energia e de lixivias e módulos solares. In
“Angola 24 horas” - Angola
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