Utilizar o porto fluvial
localizado na cidade de Concepción, no Paraguai como alternativa para
exportação dos produtos brasileiros, foi a pauta de discussão ontem, 22 de junho
de 2016, entre o diretor de gestão estratégica do Sistema Fiems, Rodrigo
Benavides, o secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico,
Jaime Verruck, os vice-ministros paraguaios José Luiz Rodrigues (Indústria e
Comércio) e Augustin Encina (Transporte e Obras Públicas).
Um dos temas discutidos
durante o encontro foi a viabilização da circulação de caminhões bitrens
brasileiros no Paraguai para o transporte de grãos produzidos em Mato Grosso do
Sul até o Porto de Concepción.
Para Jaime Verruck, para que a
integração ocorra é preciso, antes de tudo, resolver o problema de logística,
já que o produto só chega de caminhão ao porto. "Precisa ter uma alteração
no Paraguai para que os caminhões bitrens brasileiros possam entrar. A melhor
forma de conseguir fazer isso é com o apoio dos governos, colocando a
associação de transportadores sul-mato-grossenses com a federação de
transportadores paraguaios para conversarem porque hoje a preocupação é perda
de mercado".
Segundo o diretor de
estratégia da Fiems, a questão do transporte é irreversível. "A integração
vai acontecer e os países vão ter que se adequar. A resistência é até
justificável enquanto não se tem políticas muito claras de como isso vai
acontecer, então, isso deve ser uma coisa sinérgica, ou seja, bom para todos e
que não crie desequilíbrios", afirmou.
Já o vice-ministro de
Transporte e Obras Públicas do Paraguai, Augustin Encina, disse que a reunião
serviu para manifestar interesse do seu país em criar um corredor de transporte
por Concepción e Pedro Juan Caballero.
“Temos de aproximar os
caminhoneiros paraguaios e brasileiros para encontrar uma solução para a
utilização de bitrens nesse corredor entre Mato Grosso do Sul e Concepción.
Temos que falar com representantes de caminhoneiros dos dois países para ver
qual o melhor modelo para se transportar produtos brasileiros e
paraguaios".
Uma reunião no início de julho
já está agendada entre os governos dos dois países, a ANTT (Agência Nacional de
Transportes Terrestres) e transportadores de ambos os países. Renata Haddad – Brasil in “Campo
Grande News”
Concepción - A cidade está
localizada na margem esquerda do rio Paraguai, no Km 1.940 da hidrovia, e é
capital do Departamento homônimo. Fundada 400 Km ao norte de Asunción, em 1773,
fazia parte de uma estratégia militar espanhola para barrar o avanço português
sobre suas terras. Atualmente, a cidade, que conta com 76.378 habitantes, é um importante
centro comercial, conectado com Asunción por uma rodovia que tem ramificações
até o Mato Grosso do Sul. Por intermédio da ponte Nanawa uma outra rodovia
transpõe o rio e liga o porto com as cidades do Chaco, possibilitando o
embarque dos produtos agrícolas produzidos nessa região. O porto principal da
cidade localiza-se 7 km ao sul, junto a ponte. Possui cais de concreto armado
com 300m de comprimento, silos para armazenamento e equipamentos para carga e
descarga, tanques para armazenamento de combustível e um depósito franco para o
armazenamento de mercadorias, com destino e origem brasileiros. Ao lado do
porto, existe um grande frigorífico que possibilita o embarque da carne já processada.
In “AS CIDADES E OS RIOS: O CASO
LATINO-AMERICANO DA HIDROVIA PARAGUAI-PARANÁ-PRATA” - Gabriel Manzi -
Universidade de São Paulo - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Trabalho
Final de Graduação Orientador: Prof. Dr. Alexandre Delijaicov
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