Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 25 de novembro de 2017

Moçambique – “Projecto Teresinha – Uma vida em Moçambique”



Teve lugar no passado dia 20 de Novembro, no Auditório do Edifício-Sede do BCI, em Maputo, a apresentação oficial do Projecto “Teresinha – Uma vida em Moçambique”, uma Exposição Literária e Fotográfica, que relata o quotidiano da vida de uma mulher em Moçambique.

O evento, com a presença de patrocinadores, parceiros, familiares, amigos e alguns escritores, contou com a intervenção do Representante da Champier, Lda, Director do Hospital Central de Maputo e do Administrador do BCI.

O Projecto Teresinha inclui 20 obras que serão doadas ao Hospital Central de Maputo para exposição numa parede, construída de raiz pelos autores do projecto, na farmácia do hospital. Este local foi escolhido por ser aquele onde a maioria dos pacientes passam algum tempo sentados à espera pela sua vez de atendimento. Os autores das obras pretendem com esta exposição proporcionar aos utentes daquele espaço de um momento de espera mais positivo, possibilitando que desfrutem desta exposição combinada de poesia e fotografia.

O Director do Hospital Central de Maputo, Mouzinho Saíde, afirmou “desde já os nossos agradecimentos à Lisié e ao Mariano, por nos estarem a oferecer esta fantástica exposição. O hospital é um espaço que, mais do que doenças, deve ser um espaço de saúde, de bem-estar social, de bem-estar mental e cultural, o hospital é, no fundo um espaço de iteração entre médicos, enfermeiros, auxiliares, pacientes, familiares em que a arte pode e deve ser também uma ferramenta para podermos melhorar o estado de saúde daqueles que sofrem. É neste contexto que o Projecto Teresinha – Uma vida em Moçambique muito pode contribuir para a melhoria do ambiente do hospital, trazendo a beleza e a harmonia da poesia e da fotografia a todos quantos utilizam o espaço da farmácia do Hospital. Endereço, mais uma vez aos autores do projecto, pelo apreço que têm demonstrado em relação ao hospital e aos seus utentes, o nosso abraço e muitíssimo obrigado”.

“O BCI assume, desde a sua fundação, uma forte e permanente preocupação social, identificando-se com causas que afectam as comunidades locais, no quadro da sua missão, de “contribuir activamente para o desenvolvimento económico e social de Moçambique”. Sendo a Cultura um dos seus pilares em matéria de responsabilidade social corporativa, o BCI mostrou-se disponível, desde a primeira hora, para ser um parceiro de referência do Projecto “Teresinha – Uma Vida em Moçambique”, com a certeza de que o mesmo alcançará os objectivos que se pretendem, dando corpo à arte como veículo de inserção social.

Quero, pois, felicitar os autores e agradecer-lhes a oportunidade que nos proporcionam de associar a marca BCI aos seus trabalhos, dando espaço a que, uma vez mais, vinquemos o sentido de Cidadania e de Responsabilidade Social que caracteriza a actuação do BCI”, afirmou Dr. Luís Aguiar, Administrador do BCI.

Por sua vez, Adil Mesquita, Representante da Champier, Lda afirmou que “é com imensa honra e satisfação que, a Champier, Lda abraça este projecto no âmbito da sua responsabilidade social, um projecto que acreditamos que irá contribuir de forma significativa no âmbito social proporcionando alegria, promoção e divulgação da arte”.

Lisié Champier e Mariano Silva, autores do Projecto Teresinha uma vida em Moçambique afirmaram “sentimo-nos muito honrados por finalmente podermos apresentar este projecto ao público, é verdade que não foi fácil até podermos passar do papel para a implementação, mas é isto que nos entusiasma, podermos ver hoje o nosso trabalho finalmente exposto, e muito em breve, no local onde sonhamos, na Hospital Central de Maputo. Ao Director do Hospital e a todos que acreditaram no projecto Teresinha desde a primeira hora, o nosso especial agradecimento. Como já referimos o projecto terá várias fases que ambicionamos alcançar, que explorará diversas vertentes culturais, estamos a falar de – “Exposição Literária e Fotográfica no Hospital Central de Maputo”; “Exposição Literária e Fotográfica nos principais hospitais do país”; “Lançamento do livro ‘Teresinha – Uma Vida em Moçambique”; “Peça de teatro”; “Filme” e finalmente “uma Novela”, e acreditamos que, com a mesma força que finalmente nos foi possível concretizar esta primeira fase, iremos passo a passo, concretizar as outras que agora mencionamos. Muitíssimo obrigado, mais uma vez, a todos que nos apoiaram a tornar este projecto realidade”. In “Olá Moçambique” – Moçambique

Para acompanhar o projecto aceda aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário