Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Macau - “Casa Verde” vai preservar traços portugueses

Casa Verde
As obras de demolição do edifício conhecido como “Casa Verde” estão a despertar atenções na sociedade. No entanto, o arquitecto Carlos Marreiros, responsável pela obra, garantiu ao JornalL Tribuna de Macau que o interior e a fachada do imóvel vão ser preservados.

Apesar do tecto já ter sido demolido, Carlos Marreiros dissipou quaisquer dúvidas garantindo que as telhas vermelhas serão repostas de modo a manter as características arquitectónicas portuguesa do edifício. “Depois de renovada, a casa ficará igual ao que era antes”, assegurou o arquitecto.

Por sua vez, a Direcção dos Serviços dos Solos, Obras Públicas e Transportes (DSSOPT) esclareceu ao Jornal Tribuna de Macau que a preservação da fachada foi decidida na sequência de um parecer emitido pelo Instituto Cultural (IC).

De acordo com a licença da obra, a “Casa Verde” é propriedade do Governo, no entanto, depois da remodelação, o edifício será ocupado pela Fundação Henry Fok, criada em 2002 com a finalidade de apoiar o desenvolvimento nas áreas da educação, desporto, saúde, ciência, entre outros fins.

Segundo a DSSOPT, o concessionário da “Casa Verde” entregou uma proposta de alargamento do edifício em Março de 2014. Após uma avaliação, que envolveu o respectivo parecer do IC, a licença de obra foi emitida em Novembro de 2015.

A DSSOPT explicou ainda que, para além da manutenção da fachada e do interior do edifício, a parte que será alargada deve manter a mesma altura.

O projecto da obra divide-se em duas partes. A primeira inclui remodelações dos interiores, reparação do tecto, entre outros, enquanto que a segunda fase contempla a construção de uma nova zona a norte do actual edifício.

O arquitecto Carlos Marreiros salientou ainda que o desenho do projecto vai seguir os requerimentos do Governo. Isto é, “não vai ser mais alto, nem um centímetro, do que o original”.

Além disso explicou que a parte adicionada não é concretamente um alargamento, mas antes uma reformulação da sala que existia no projecto original.

No futuro, segundo revelou o arquitecto, a “Casa Verde” será um espaço para acolher exposições, palestras e convívios. Segundo o mesmo responsável, as obras deverão ficar concluídas antes do final do próximo ano.

De acordo com o IC, o edifício situado na Estrada Nova, atrás do Quartel de São Francisco, foi construído no início do século passado, e está classificado como uma moradia tradicional portuguesa. Além disso, embora a “Casa Verde” não esteja classificada com património cultural tem valor arquitectónico, assegurou o IC.

Recorde-se que, entre 2002 e 2014, a Fundação Henry Fok doou 700 milhões de renminbis para vários projectos, incluindo donativos para as zonas afectadas pelo sismo nas Províncias de Sichuan e Qinghai.

A Fundação também ajudou à construção do Centro Aquático Olímpico de Pequim, e desde que foi criada tem apoiado várias áreas no território. Henry Fok, bilionário de Hong Kong que ajudou Stanley Ho a fundar a STDM, faleceu em 2006. Winnie Fok, esposa de Chui Sai On, é sua sobrinha. Viviana Chan – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”

Sem comentários:

Enviar um comentário