Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Cabo Verde – Lançamento do livro “Coração de lava”

O livro “Coração de Lava”, com poemas de José Luiz Tavares e fotografia de Duarte Belo, vai ser lançado no dia 16 de Dezembro de 2014, às 18h30, no Centro Cultural Português do Mindelo /Camões, IP.

O lançamento tem como pano de fundo o Parque Natural de Chã das Caldeiras, na Ilha do Fogo, onde se situa o mais importante geo-monumento de Cabo Verde e um dos mais significativos vulcões do Atlântico Sul que neste momento se encontra em actividade.
 
A apresentação da obra estará a cargo de Ana Cordeiro, e contará com a presença do autor.

José Luiz Tavares nasceu na Ilha de Santiago, Cabo Verde, a 10 de Junho de 1967. É formado em Literatura e Filosofia. O seu primeiro livro foi “Paraíso Apagado por um Trovão”, seguindo-se em 2005 “Agreste Matéria Mundo”, em 2008 e 2009 escreveu “À Bolina em Redor do Natal”, “Lisbon Blues”, “Desarmonia”, “Tempu di Dilubri” e “Cidade do Mais antigo Nome”. Colaborou com jornais e revistas de Cabo Verde, Portugal e Brasil. Actualmente trabalha na tradução de poemas de Fernando Pessoa e Camões.

Duarte Belo nasceu em Lisboa, em 1968. É licenciado em Arquitectura. Desenvolve projectos em Fotografia e expõe individualmente desde 1989. Está representado em diversas colecções públicas e privadas, em Portugal e no estrangeiro. Já desenvolveu a actividade de docência e participa regularmente em seminários, congressos e mesas redondas.

José Luiz Tavares recebeu os seguintes prémios:

1999 - Prémio Revelação Cesário Verde da Câmara Municipal de Oeiras
2004 - Prémio Mário António de Poesia pela Fundação Calouste Gulbenkian
2005 - Prémio Jorge Barbosa da Associação dos Escritores Cabo-Verdianos
2008 - Prémio Literatura para Todos do Ministério da Educação do Brasil
2009 - Prémio Literatura para Todos do Ministério da Educação do Brasil
2009 - Prémio Pedro Cardoso do Ministério da Cultura de Cabo Verde

Camões Instituto da Cooperação e da Língua e Baía da Lusofonia



Sem comentários:

Enviar um comentário