A tecnológica Saphety, empresa do grupo Sonae,
foi selecionada pela malaia Serunai para criar uma base de dados direcionada
para o mercado Halal (que inclui artigos preparados segundo as orientações da
lei islâmica). O negócio reforça a internacionalização da empresa portuguesa.
A Serunai Commerce SDN BHD –
focada na melhoria das relações e da transparência entre os stakeholders do
âmbito Halal à escala mundial – selecionou a tecnologia da Saphety para a
sincronização dos dados mestre de produto e gestão dos ativos digitais através
das soluções SyncCode e a SyncMedia.
A Saphety (soluções de troca
eletrónica de documentos, otimização de processos de negócio e sincronização de
dados entre empresas) refere em comunicado que o acordo celebrado com a
Serunai, sediada na Malásia – país líder no desenvolvimento da indústria Halal
– “é um passo estratégico no caminho da internacionalização da Saphety, devido
ao enorme potencial do mercado malaio, assim como o papel relevante do país em
toda a região do Sudoeste Asiático”. Nuno Fernandes, responsável pelo
desenvolvimento de negócios internacionais para região EMEA & APAC da
empresa do grupo Sonae, afirma na nota que “falamos de milhões de consumidores
que exigem ter garantias no que concerne a fiabilidade da informação dos
produtos que consomem”.
O documento indica que o
acordo “representa um avanço estratégico no fornecimento de informação de
produtos a toda a comunidade Halal, sob a marca Global Halal Data Pool (GHDP).
Um serviço pioneiro em todo o mundo, cujo arranque se deu no mercado malaio,
abrangendo milhares de empresas”. E adianta que o GHDP permite aos compradores
e fornecedores de produtos e serviços Halal, tanto locais como internacionais,
apresentar as suas empresas no mercado mundial. A ideia de criar uma base de
dados para os negócios no âmbito Halal foi motivada pelo aumento da procura
local e internacional por tais produtos, reforçando e facilitando a
participação de pequenas e médias empresas no mercado global Halal (B2B e B2C).
A expressão Halal refere-se
a um conjunto de produtos e comportamentos, que incluem alimentação e bens
consumíveis, permitidos na religião islâmica. Inclui setores como a cosmética,
a farmacêutica, o têxtil e até mesmo o financeiro. O mercado global Halal, com
1,8 mil milhões de muçulmanos, cerca de 23% da população mundial, e um valor estimado
em cerca de 2,3 biliões de dólares (cerca de 2,1 biliões de euros) – excluindo
o setor financeiro islâmico –, com tendência de crescimento a uma taxa anual
estimada de 20%, representa uma indústria avaliada em 560 mil milhões de
dólares por ano (à volta de 508 mil milhões de euros), tornando-o num dos
segmentos de consumo de crescimento mais rápido em todo o mundo. Assim, explica
a Saphety, para a quantidade de troca de informação e o potencial deste
mercado, “era claramente necessária uma plataforma que fizesse a ponte entre os
consumidores, retalhistas, fornecedores e entidades governamentais num único
repositório de dados, assegurando, assim, em conformidade de todos os produtos
ou serviços com os princípios Halal”. In
“Portal da Liderança” -
Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário