Nos últimos quatro meses, o porto de Cabinda
movimentou mais de 26 mil contentores de 20 e de 40 pés, segundo o
administrador para a área técnica e operacional da empresa portuária, Artur
Fernandes de Carvalho, em declarações aquando da III Feira Internacional de
Transportes e Logística de Angola (Expotrans). O responsável assegurou ainda
que houve um crescimento face a período homólogo do ano passado.
Dos
produtos importados nos últimos meses, aquele responsável destacou materiais de
construção, bebidas, alimentos, viaturas, maquinaria e materiais de limpeza e
quanto à origem mencionou o continente europeu como a origem principal, a que
se seguiram a Ásia, Américas e África do Sul.
Artur
Fernandes de Carvalho disse que a empresa prevê executar 90% dos planos
elaborados para 2013, apontando a renovação da ponte cais (com uma área de 45
mil metros quadrados e uma capacidade de atracagem de cinco navios em
simultâneo) como o “grande exemplo” deste processo.
“Além de facilitar as manobras e movimentação
dos meios e cargas, o porto irá permitir a movimentação de quase 500 mil
contentores, ou seja, um milhão de toneladas de carga por ano”, salientou.
Entretanto, Augusto Tomás, ministro dos
Transportes de Angola, reafirmou que a cidade de Cabinda vai ter um porto de
águas profundas, devendo a sua construção iniciar-se nos próximos três anos.
O ministro angolano adiantou que as obras de
construção do porto irão decorrer em três fases, sendo que no final da primeira
haverá um cais comercial com uma extensão de 775 metros, que será aumentada
para 1550 metros no final da última fase.
As atuais operações de descarga e carga de
mercadorias a granel e em contentor são feitas através da nova ponte-cais,
inaugurada em 2012 e que tem permitido fluidez no manuseamento das mercadorias
importadas pelos agentes económicos.
O porto actual dispõe de capacidade para
receber mensalmente 37 navios de grande calado tendo movimentado até ao final
de Setembro passado 26 mil contentores, número que deverá atingir 35 mil até ao
final do ano. In “Cargo Edições” - Portugal
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