Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 3 de novembro de 2013

Ver através de...

 
Investigadores da FCUP desenvolvem sistema 'See-Through' entre veículos para reduzir acidentes
 
Projeto coordenado por Michel Ferreira, docente do Departamento de Ciência de Computadores
 
Comunicação entre veículos, sempre existiu. Desde sua invenção, os automóveis foram equipados com luzes de travagem, piscas e buzinas. Apesar de todos os avanços tecnológicos da comunicação sem fio, a comunicação entre veículos ainda tem como base uma tecnologia antiga de sinais de luzes ou buzinadelas. Ninguém gosta de ficar preso no trânsito atrás de um veículo de grande porte e lento, como também, é difícil efetuar uma ultrapassagem com segurança e clara visibilidade.
 
Atualmente, já é possível, e para provar isso, Michel Ferreira, docente do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e a sua equipa de investigação do Instituto de Telecomunicações tem vindo a desenvolver uma tecnologia que permite ao condutor "ver" através de outros veículos, com fortes implicações para a comunicação entre veículos ou entre os veículos e a "estrada" e, consequentemente, uma maior segurança rodoviária e informações sobre condições de tráfego.
 
O sistema See-Through "Ver-Através do sistema", é algo semelhante a um espelho "retrovisor", mas que permite ver a estrada à frente de um camião ou autocarro que seguisse à nossa frente, ou seja, o veículo que pretende ultrapassar envia um sinal para o veículo à frente, pedindo acesso à sua câmara de pára-brisas.
 
Segundo Michel Ferreira, "Imagine que estou atrás de um grande camião que não me permite ver através dele, tornando difícil e desconfortável a avaliação, por exemplo, de uma ultrapassagem, mas esse camião tem uma câmara de pára-brisas orientada para a frente. Eu consigo, através do sistema de comunicação entre veículos que desenvolvemos, ir buscar a imagem dessa câmara no pára-brisas do camião e transmitir essa visão ao condutor que vem atrás".
 
O docente da FCUP, afirma que o sistema See-Through mostra que "é possível fazer esta transmissão vídeo entre veículos com um atraso quase insignificante (200 milissegundos), que não afeta em termos de segurança a manobra de ultrapassagem".
 
Esta novidade na investigação, foi apresentada em outubro de 2013 por Michelle Silvéria, um dos elementos da equipa de Michel Ferreira, numa principais conferências científicas em termos de realidade aumentada, o International Symposium on Mixed and Augmented Reality (ISMAR), que se realizou na Austrália.
 
O artigo "Augmented Reality Driving Supported by Vehicular Ad Hoc Networking" e a demonstração teve um forte impacto, tendo sido publicado nas revistas New Scientist e Smithsonian Magazine, que segundo o Michel Ferreira, levou a mais de 10 mil visualizações por dia do vídeo da demonstração que se encontra no YouTube.
 
O projeto permite uma "Realidade aumentada em ambiente de condução automóvel suportada por comunicação sem-fios veículo-a-veículo". Este trabalho é um dos resultados da investigação produzida no âmbito do projeto DRIVE-IN, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e o maior projeto de investigação do Programa Carnegie Mellon Portugal.
 
Fazem parte da equipa coordenada por Michel Ferreira, Pedro Emanuel Rodrigues Gomes, estudante de doutoramento em Informática e os investigadores Fausto Vieira e Michelle Silvéria. Faculdade Ciências U. Porto - Portugal

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