Investigadores da FCUP desenvolvem sistema 'See-Through' entre veículos para
reduzir acidentes
Projeto coordenado por Michel Ferreira,
docente do Departamento de Ciência de Computadores
Comunicação entre veículos, sempre existiu.
Desde sua invenção, os automóveis foram equipados com luzes de travagem, piscas
e buzinas. Apesar de todos os avanços tecnológicos da comunicação sem fio, a
comunicação entre veículos ainda tem como base uma tecnologia antiga de sinais
de luzes ou buzinadelas. Ninguém gosta de ficar preso no trânsito atrás de um
veículo de grande porte e lento, como também, é difícil efetuar uma
ultrapassagem com segurança e clara visibilidade.
Atualmente, já é possível, e para provar
isso, Michel Ferreira, docente do Departamento de Ciência de Computadores da
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e a sua equipa de investigação
do Instituto de Telecomunicações tem vindo a desenvolver uma tecnologia que
permite ao condutor "ver" através de outros veículos, com fortes
implicações para a comunicação entre veículos ou entre os veículos e a
"estrada" e, consequentemente, uma maior segurança rodoviária e
informações sobre condições de tráfego.
O sistema See-Through
"Ver-Através do sistema", é algo semelhante a um espelho
"retrovisor", mas que permite ver a estrada à frente de um camião ou
autocarro que seguisse à nossa frente, ou seja, o veículo que pretende
ultrapassar envia um sinal para o veículo à frente, pedindo acesso à sua câmara
de pára-brisas.
Segundo Michel Ferreira, "Imagine que
estou atrás de um grande camião que não me permite ver através dele, tornando
difícil e desconfortável a avaliação, por exemplo, de uma ultrapassagem, mas
esse camião tem uma câmara de pára-brisas orientada para a frente. Eu consigo,
através do sistema de comunicação entre veículos que desenvolvemos, ir buscar a
imagem dessa câmara no pára-brisas do camião e transmitir essa visão ao
condutor que vem atrás".
O docente da FCUP, afirma que o sistema See-Through mostra que "é possível
fazer esta transmissão vídeo entre veículos com um atraso quase insignificante
(200 milissegundos), que não afeta em termos de segurança a manobra de
ultrapassagem".
Esta novidade na investigação, foi
apresentada em outubro de 2013 por Michelle Silvéria, um dos elementos da
equipa de Michel Ferreira, numa principais conferências científicas em termos
de realidade aumentada, o International
Symposium on Mixed and Augmented Reality
(ISMAR), que se realizou na Austrália.
O artigo "Augmented Reality Driving Supported by Vehicular Ad Hoc Networking"
e a demonstração teve um forte impacto, tendo sido publicado nas revistas New Scientist e Smithsonian Magazine, que segundo o Michel Ferreira, levou a mais
de 10 mil visualizações por dia do vídeo da demonstração que se encontra no YouTube.
O projeto permite uma "Realidade
aumentada em ambiente de condução automóvel suportada por comunicação sem-fios
veículo-a-veículo". Este trabalho é um dos resultados da investigação
produzida no âmbito do projeto DRIVE-IN,
financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e o maior projeto de
investigação do Programa Carnegie Mellon Portugal.
Fazem parte da equipa coordenada por Michel
Ferreira, Pedro Emanuel Rodrigues Gomes, estudante de doutoramento em
Informática e os investigadores Fausto Vieira e Michelle Silvéria. Faculdade Ciências U. Porto - Portugal
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